Close

Tetra Pak recebe reconhecimento internacional pela oferta de soluções que aumentam eficiência e reduzem perdas na cadeia de alimentos

A Tetra Pak, líder mundial em soluções de processamento e envase de alimentos, foi reconhecida internacionalmente devido à sua oferta de serviços à indústria de alimentos e bebidas. A Kepner Tregoe conferiu à Tetra Pak o Global Excellence Award 2023, levando em consideração o foco da companhia em oferecer soluções que proporcionam aumento de eficiência e redução de perdas na produção, desde a matéria-prima até o uso racional de água e o correto descarte de resíduos.

A Kepner Tregoe vem nos últimos 27 anos homenageando indivíduos, equipes e organizações em todo o mundo que demonstram maestria na implementação e uso de processos racionais. O reconhecimento à Tetra Pak se deu por sua capacidade de implementação de métodos de resolução de problemas na fabricação de embalagens de alimentos.

O atual cenário da cadeia de abastecimento de alimentos, em que as perdas são um problema recorrente, tornam a atuação da Tetra Pak relevante para a indústria. Em todo o mundo, aproximadamente 14% dos alimentos, o equivalente a um montante de US$ 400 bilhões, são perdidos anualmente entre a colheita, a produção e o mercado varejista, além do desperdício de água diretamente atrelado a isso. Segundo o World Resources Institute, dentre 1,3 bilhão de toneladas de alimentos desperdiçados todos os anos, perde-se, também, aproximadamente, 45 trilhões de galões de água. Um levantamento da ONU apresentado em 2022 revela que o Brasil desperdiça por ano cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos. Estima-se que 80% desse desperdício acontece no manuseio, transporte e centrais de abastecimento.

“Nas Américas, oito produtores de alimentos que usam os serviços especializados da Tetra Pak para otimizar o desempenho operacional reduziram, conjuntamente, as emissões de CO2 em 7,62  , o que equivale a 9% das emissões totais de suas plantas. Isso é encorajador e continuaremos a implantar esses serviços em mais mercados”, afirma Sasha Ilyukhin, vice-presidente global de serviços de processamento e soluções de serviços da Tetra Pak.

 

Soluções e serviços para redução de desperdício

O conjunto de soluções da Tetra Pak focadas em redução de resíduos inclui consumíveis e componentes de fábrica e suas atualizações, como soluções de filtragem de água para redução de efluentes em várias áreas da fábrica de um cliente.

Além disso, a Tetra Pak atua na oferta de serviços e consultoria a diferentes atores da cadeia de abastecimentos de alimentos. Um exemplo bem sucedido é o Programa Desperdício Zero, lançado pela companhia em 2006 com o objetivo de orientar todos os profissionais envolvidos no processo de distribuição e venda de alimentos sobre os procedimentos corretos de manuseio das embalagens, a fim de que as perdas de produtos pelo varejo sejam minimizadas. O projeto ocorre em 20 países onde a Tetra Pak tem presença.

Recentemente, no Brasil, foi realizado um acompanhamento dos impactos do programa junto a alguns clientes, com redução de 42% nas perdas e desperdícios com embalagens em 2022. O estudo analisou perdas relacionadas ao manuseio, armazenagem e transporte das embalagens e os indicadores comparados foram de 3 meses antes e 3 meses depois da capacitação, comprovando o impacto da conscientização dos colaboradores para a redução do desperdicio.

“Estamos focados em proteger os alimentos, as pessoas e o planeta, bem como em sermos o parceiro ideal da indústria. E o Programa Desperdício Zero nos ajuda a ir além da redução de desperdícios, perdas e danos de produtos em toda a cadeia de distribuição ou de diminuir risco de contaminação por manuseio inadequado. Ele vem sendo muito importante e agregando valor à nossa atuação por manter a integridade do produto não apenas para o varejista, mas também para o consumidor”, afirma Valéria Michel, diretora de sustentabilidade da Tetra Pak.

Só no Brasil, em 2023, mais de 5 mil pessoas já foram treinadas. O Programa Desperdício Zero é gratuito e está disponível à Indústria, aos Distribuidores, aos Atacados, aos Centros de Distribuição e aos Pontos de Vendas, bem como a motoristas de caminhão. Para inscrever-se, basta acessar este link.

 

Fonte: Néctar Comunicação