A UBE (https://ube.es/), importante produtor global de produtos químicos, está trazendo para o Brasil – e América Latina – um solvente ambientalmente correto, à base de carbonato, livre de VOC (compostos orgânicos voláteis), com baixa toxicidade e rápida biodegradabilidade, ideal para substituir solventes polares não sustentáveis, como cetonas, ésteres e glicóis.
O DAXSOL Dimetil Carbonato se destaca pelos seguintes benefícios:
- incolor;
- rápida evaporação;
- odor moderado e não prejudicial à saúde;
- baixa toxicidade;
- biodegradabilidade;
- se mistura com a maioria dos solventes classificados como orgânicos;
- parcialmente solúvel em água (acima de 13%);
- propriedades semelhantes à da água (mp=4 °C, bp=90 °C).
“Existem no mercado diversos tipos de solventes, cada um com suas características. Contudo, a maioria não é sustentável e tem em comum a alta volatilidade; eles também são extremamente inflamáveis e tóxicos”, explica Paula Alves, especialista em Desenvolvimento de Negócios da UBE.
Paula Alves explica ainda que a exposição aos solventes também pode acarretar malefícios para o ser humano, principalmente para os trabalhadores em contato direto com a substância em seu cotidiano. “Por este cenário, os solventes sustentáveis, como o DAXSOL Dimetil Carbonato, da UBE, têm despertado muito o interesse dos pesquisadores e das indústrias químicas por seus benefícios ao meio ambiente e às pessoas”, completa Paula Alves.
As principais aplicações são:
- fabricação de óleo de secagem para empresas cosméticas, cola industrial, adesivos, agente desmoldante, resinas alquídicas e acelerador de secagem;
- uso em mistura com carbonato de etileno para produzir soluções não aquosas de eletrólitos usados em baterias de lítio;
- aditivo de combustível diesel capaz de reduzir a emissão de fuligem;
- substituição do MTBE (Éter Metil-Terc-Butílico) usado como aditivo para aumentar a octanagem da gasolina.
Fonte: LDB Comunicação