A Unipac, uma das mais completas indústrias de transformação de polímeros no Brasil, foi uma das sete empresas selecionadas pela AIPIA (Active & Intelligent Packaging Industry Association) para participar do showcase de embalagens inteligentes da CPHI South East Asia 2025. O evento é um dos principais encontros da indústria farmacêutica no Sudeste Asiático que aconteceu em julho no Malaysia International Trade & Exhibition Centre (MITEC), em Kuala Lumpur, Malásia.
O evento recebeu cerca de 8 mil visitantes de 50 países, reuniu mais de 400 expositores e cerca de 60 seminários técnicos, abordando temas como ingredientes farmacêuticos, equipamentos, soluções logísticas e, nesta edição, inovações em embalagens.
“Participar de um evento dessa relevância, por meio da curadoria da AIPIA, reforça nosso compromisso com a inovação e com o desenvolvimento de soluções que possam contribuir para diferentes setores da indústria. Acreditamos que a tecnologia embarcada na embalagem tem um papel fundamental na geração de valor, proteção da imagem da marca e segurança do usuário”, afirma Mauro Fernandes, Diretor Comercial da Unipac.
Curadoria internacional destaca inovação em embalagem
A participação da Unipac se deu por meio da curadoria da AIPIA, responsável pela seleção dos cases do espaço expositivo. A escolha foi feita a partir de uma chamada aberta entre os associados da entidade, com avaliação dos projetos mais relevantes em autenticidade, rastreabilidade e sustentabilidade. A associação não obtém nenhum ganho comercial com a mostra, oferecida como serviço aos seus membros.
Humberto Fujita, Pesquisador da Unipac, associado individual da AIPIA e responsável por submeter a solução à curadoria internacional, destaca a importância de dialogar com novos setores e posicionar a empresa entre os players de inovação em embalagem no cenário global.
u.SAFE: tecnologia para segurança e rastreabilidade
A Unipac apresentou no showcase sua solução u.SAFE, uma plataforma de embalagem inteligente projetada para garantir autenticidade de produtos e combater a ilegalidade.
A tecnologia é baseada em uma tag instalada no selo da tampa da embalagem, que pode ser lida por meio de tecnologia NFC (comunicação por campo de proximidade), via aplicativo. A partir da abertura da embalagem, a tag é destruída de forma irreversível, permitindo detectar violações. O sistema também oferece benefícios como rastreabilidade, gestão de inventário e inclusão de informações de segurança. Além disso, não compromete a reciclabilidade da embalagem nem exige mudanças na linha de envase do cliente.
Com foco em inovação e sustentabilidade, a Unipac busca ampliar o alcance de soluções como o u.SAFE para novos mercados, como o farmacêutico e o de suplementos alimentares. A presença no evento representa um passo nessa direção.
A presença da Unipac no evento também contou com o apoio da Ourofino Agrociência, parceira da empresa na aplicação desta tecnologia. O incentivo institucional à exposição internacional da solução reforça a confiança na inovação desenvolvida e o alinhamento entre as companhias em torno de práticas sustentáveis e seguras.
Fonte: Via Pública Comunicação e foto: divulgação