Close

UPM Speciality Papers, Lantmännen Unibake e Adara eliminam sacos plásticos dentro de caixas de papelão para pão congelado

 

A UPM Speciality Papers, a Lantmännen Unibake e a Adara desenvolveram uma nova embalagem à base de fibra que substitui os sacos plásticos como embalagem primária para produtos assados congelados. As empresas uniram forças para criar o papel barreira UPM Asendo™ como revestimento interno na caixa de papelão ondulado; a camada de papel barreira garante a segurança e o frescor dos alimentos.

“A parceria com Lantmännen Unibake e Adara abriu a oportunidade de unir nossa experiência em toda a rede de valor de embalagens de alimentos para criar uma solução de embalagem renovável e reciclável para pão congelado. A Lantmännen Unibake e uma empresa terceirizada de desenvolvimento da indústria alimentícia conduziram testes e análises completos sobre o impacto dos materiais de embalagem no sabor do pão congelado; como resultado, o UPM Asendo foi escolhido como revestimento interno da caixa de papelão. A camada de papel barreira UPM Asendo, segura para alimentos, oferece a resistência necessária à gordura e à umidade, ao mesmo tempo, que garante segurança alimentar”, afirma Kirsi Lahtela, Gerente de Produto, Papéis Especiais da UPM.

Produtos de panificação congelados requerem embalagens que ofereçam resistência à gordura e à umidade, ao mesmo tempo, que mantêm o frescor dos alimentos assados em seu interior. Lantmännen Unibake, um dos maiores grupos de panificação da Europa, especializado em produtos de panificação congelados para varejo e food service, está buscando ativamente soluções de menor impacto ambiental para embalar e transportar produtos de panificação congelados.

“Estamos ansiosos para impulsionar inovações em nossa indústria e encontrar soluções de embalagens mais amigas do meio ambiente. Esta inovação em embalagens para produtos de panificação congelados não poderia ter sido criada sem UPM Specialty Papers e Adara; é um excelente exemplo de como podemos reduzir o uso de plástico nas embalagens de alimentos trabalhando em conjunto com parceiros da indústria”, afirma Riikka Salokannel, Gerente de Desenvolvimento de Embalagens, Lantmännen Unibake Finlândia.

A Adara é uma fabricante de papelão ondulado e embalagens de papelão ondulado que considera a sustentabilidade um valor fundamental em todas as operações e no trabalho diário, sendo os demais valores fundamentais qualidade, flexibilidade e eficiência.

“Tem sido ótimo trabalhar num projeto onde o objetivo tem sido cocriar uma solução de embalagem mais sustentável para produtos de panificação, levando em consideração toda a cadeia de valor. Os aprendizados deste projeto podem ser aplicados a outras categorias de produtos no futuro”, destaca Mikko Järvinen, gerente de fabricação e desenvolvimento da Adara.

UPM Asendo™ é um papel barreira reciclável, compostável em casa e industrialmente, com boa resistência à gordura e à umidade, seguro para contato direto com alimentos. É especialmente adequado para alimentos secos, refrigerados e congelados, sacos de pão, bem como embalagens não alimentares.

Fonte: Imprensa UPM