A Ypê, empresa brasileira de produtos de limpeza e higiene, comemora neste mês de junho o alcance de 98% de embalagens recicláveis disponibilizadas no mercado. Esse número é muito representativo não só para a Ypê, mas para toda a cadeia de consumo, uma vez que a marca está presente em 91,4% dos lares brasileiros, de acordo com dados do relatório anual Brand Footprint, da Kantar Worldpanel, publicado em 2019. Isso dá a dimensão da quantidade de consumidores da marca e do contato com seus produtos.
Além disso, nos últimos seis anos, a Ypê utilizou em média 53% de resina PET reciclada na fabricação de seus frascos, em substituição ao PET virgem, sendo uma opção inteligente na medida que racionaliza o uso de recursos naturais.
A empresa também investe em embalagens inovadoras e poupou nos últimos nove anos o uso de 25,6 mil toneladas de plástico e papelão. Desse montante, 12 mil toneladas economizadas são de plástico e equivalem a quase 900 milhões de frascos de lava louças 500mL, e 13,6 mil toneladas são de papelão poupados, que correspondem a 150 mil árvores preservadas.
“Devido à representatividade da marca Ypê, entendemos que temos uma forte responsabilidade sobre a circularidade das embalagens, por isso buscamos agir da melhor forma. Fabricamos nossas embalagens e, à medida que ampliamos a inserção do material reciclado na composição delas, aumentamos a demanda por este tipo de material. Além de incentivar e fortalecer o negócio das cooperativas de reciclagem também fomentamos a destinação adequada dos resíduos evitando a sua disposição no meio ambiente. O uso do material reciclado é uma opção inteligente na medida que racionaliza o uso de recurso naturais, além de ter relevância na questão social”, afirma Cesar Nicolau, diretor de marketing da Ypê.
A embalagem é fundamental para a comercialização de qualquer produto. Ela garante a qualidade, tem uma função primordial no armazenamento, transporte e de conveniência para os consumidores. Nesse sentido, pensando na equação de valor dos produtos, que considera qualidade, acessibilidade e sustentabilidade, a Ypê mantém uma área específica para projetá-las e trazer inovações.
É o caso de uma iniciativa pioneira da Ypê, que há mais de 20 anos utiliza na produção dos frascos de amaciante, multiusos e clorogel rótulos aderidos ao próprio frasco. O sistema adotado é o In Mold Label (IML), que facilita a reciclagem das embalagens nas cooperativas, pois não precisa ser separado do frasco. Essa tecnologia possibilita a colocação de rótulos ou ilustrações direto no molde de injeção ou sopro, produzindo uma peça moldada com a identificação desejada sem a necessidade de colocação de rótulo adesivo ou impressão.
Todas essas iniciativas reforçam o compromisso da Ypê com o meio ambiente neste ano em que a empresa comemora seus 70 anos.
Fonte: GBR Comunicação