Agência de embalagens alemã classifica como recicláveis estruturas de filme de polietileno / poliamida

Estruturas de filme coextrudado de polietileno/poliamida foram reconhecidas como mecanicamente recicláveis pela Agência Central alemã de registro de embalagens, o Stiftung Zentrale Stelle Verpackungsregister. Este é o resultado de uma nova avaliação feita pela agência sobre as poliamidas no seu padrão mínimo de avaliação da reciclabilidade de embalagens.

“Valorizamos a decisão de registro do Stiftung Zentrale Stelle Verpackungs”, diz Rolf-Egbert Grützner, gerente sênior de Suporte Técnico para poliamidas de extrusão Ultramid® da BASF Europa. “Estava em tempo de corrigir a categorização da poliamida 6 e também das co-poliamidas 6/6.6 relacionadas e colocá-las em uma base sólida e atualizada”.

Já em junho de 2021, o instituto independente de teste e certificação cyclos-HTP examinou e confirmou sistematicamente a reciclabilidade de filmes multicamadas de PE/PA em nome da BASF.

A utilização de estruturas de filmes coextrudados PE/PA em filmes multicamadas possibilita a produção de filmes muito finos (downgauging), reduzindo significativamente o uso de plásticos e também a quantidade de resíduos. A BASF apresentará mais sobre o uso de poliamidas com valor agregado na feira de plásticos K, realizada de 19 a 26 de outubro de 2022 em Düsseldorf.

A reclassificação é visível através da alteração no Anexo 3 — fração “Filme e PEBD (polietileno de baixa densidade)” — do padrão mínimo para avaliação da reciclabilidade de embalagens sujeitas à participação do sistema conforme Seção 21 (3) VerpackG.

Há informações adicionais sobre reciclagem mecânica no site da BASF.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe