Close

Amazonas oferece adesivos especiais para embalagens alimentícias

A durabilidade e a qualidade dos alimentos estão diretamente relacionadas ao armazenamento. As embalagens e seus sistemas de fechamento possuem papel fundamental na preservação desses produtos, sejam líquidos ou sólidos. Uma das soluções mais indicadas para esse fim são os adesivos hot melt que oferecem benefícios em termos de vedação, resistência e estética.

O Grupo Amazonas oferece diversas linhas de adesivos para embalagens alimentícias: duas delas são a Chloros e Clarity, cujas características representam um avanço tecnológico visando a sustentabilidade e a melhor relação custo/benefício. Também atendem com eficiência às duas principais necessidades deste setor, que são, segurança – contra violação e rompimento de embalagens – e preservação dos alimentos.

As embalagens fabricadas com material flexível, de papel cartão ou ondulado, em formato de cartuchos ou caixas de transporte, estão entre os produtos que mais fazem uso desse tipo de adesivo utilizado em diversos setores. A funcionalidade dos adesivos hot melt explica a variedade de aplicações. A facilidade de design – uma vez que não precisa ser aplicado externamente, comprometendo a estética da embalagem -, a resistência proporcionada durante o transporte e manuseio e o total selamento são fatores que tornam esses adesivos extremamente indicados para o segmento alimentício.

Outro ponto importante é a sustentabilidade, considerando que não geram resíduos adicionais nas embalagens e que não levam solventes em sua formulação. Desta forma, as linhas de adesivos do Grupo Amazonas atendem às necessidades das indústrias do ponto de vista de segurança, otimização de processos, menor risco de violação e maior rendimento, assim como atendem aos critérios de órgãos reguladores, como Anvisa e FDA direcionados a embalagens que entram em contato direto com o alimento.

 

Produtos adequados

Com as linhas Chloros e Clarity, o Grupo Amazonas é capaz de atender aos segmentos que utilizam embalagem no final de sua linha fabril e as indústrias de embalagens. O Gerente de Negócios da área de Adesivos para Móveis e Embalagens, Fabiano Invernizzi Pucci, destaca que o segmento alimentício vem se destacando pela alta demanda e, devido ao grande volume, os fabricantes buscam reduzir os custos dos chamados insumos terciários, como o adesivo.

“Por este motivo, focamos nossos desenvolvimentos em soluções que proporcionem maior rendimento, menor necessidade de altas temperaturas para derretimento, maior poder de adesão e que atendam às exigências de sustentabilidade, contribuindo tanto para a qualidade do produto final quanto para a maior produtividade das indústrias”, completa Pucci.

Com o objetivo de aumentar ainda mais o desempenho desses itens, a Amazonas apresentou recentemente a linha de adesivos hot melt sustentáveis­ Clarity, que, a exemplo dos adesivos à base de metalocenos da linha Chloros, proporcionam maior produtividade e relação custo/benefício ainda mais atrativa.

A linha Clarity, à base de  polímeros especiais, apresenta alto desempenho e ótima estabilidade térmica; pode ser aplicada à baixa temperatura, economizando energia e reduzindo o desgaste das máquinas e, com isso, apresenta maior segurança durante a aplicação, aspectos que se traduzem em menor custo de produção.

 

Fonte: Via Pública Comunicação