Close

Canguru investe em melhores práticas de responsabilidade social

Com o objetivo de contribuir com a comunidade local e oferecer melhorias para seus colaboradores e clientes, a Canguru, empresa atuante no setor de embalagens plásticas flexíveis, que integra o Grupo Jorge Zanatta, tem investido em melhores práticas de responsabilidade social.

Uma parceria com o Bairro da Juventude na contratação de Jovens Aprendizes e o Programa de Normas Internacionais de Trabalho da Disney, conhecido também como Programa de ILS, estão entre as iniciativas.

Programa Jovem Aprendiz

Desde 2015, a Canguru apoia o desenvolvimento de jovens em risco social da comunidade de Criciúma e região através do Programa de Jovens Aprendizes do Centro de Educação Profissional do Bairro da Juventude.

“Juntos, damos a oportunidade de profissionalização e inserção no mercado de trabalho para adolescentes da região”, declara Silvia Sá, responsável pelos Recursos Humanos Corporativo do Grupo Jorge Zanatta. Ao longo destes quatro anos de parceria, a empresa de embalagens já efetivou muitos dos jovens do Bairro da Juventude.

Hoje, 17 adolescentes estão no Programa Jovens Aprendizes da Canguru. Eles participam de cursos profissionalizantes de aprendizagem industrial do Bairro da Juventude, onde também têm acesso a atividades esportivas, de lazer e integração.

Anthony Marques Colombo, 18, está cursando Mecânica Geral no Bairro de Juventude e participa há três meses do programa. “Meu sonho é me tornar um empreendedor, por isso, quero investir na minha carreira, ser efetivado aqui na Canguru e me desenvolver na área de produção de embalagens”.

 

Programa de Normas Internacionais de Trabalho 

Proporcionar um local de trabalho ainda mais seguro, inclusivo e respeitoso é o objetivo do Programa de ILS de Cidadania Corporativa da Walt Disney Company, obrigatório para fabricantes de produtos e embalagens com a marca Disney e também exigido por outras marcas internacionais, que utilizam personagens infantis em seus produtos.

Para continuar atendendo as expectativas dos seus clientes licenciados pela Disney, Entertainment One e Mattel, a Canguru vem sendo auditada anualmente pelo Programa de ILS. Durante o processo, que acontece nos meses junho e julho, sete quesitos são avaliados: Trabalho Infantil, Trabalho Involuntário, Coerção e/ou Assédio, Discriminação, Condições Graves de Saúde e Segurança, Liberdade de Associação, Subcontratação e Trabalhadores em Domicílio.

“Estamos muito felizes com os bons resultados no Programa ILS”, afirma Silvia, que completa: “as pessoas querem consumir produtos e serviços de empresas que realmente se importam com seus funcionários, e que se preocupam com o meio ambiente e com a comunidade. As nossas iniciativas comprovam que somos socialmente responsáveis pelos nossos colaboradores, clientes e consumidores finais”.

 

Fonte: Comunicare