Close

Centros de Coleta da Novelis são os primeiros da América do Sul a alcançarem a certificação ASI

Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, acaba de receber a certificação Performance Standard da organização global Aluminium Stewardship Initiative para os seus centros de coleta de sucata. A chancela ASI Performance Standard é mais um reconhecimento aos esforços da empresa em relação aos princípios e critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) na cadeia de valor do alumínio. No ano passado, a companhia já havia sido certificada na mesma categoria em seu complexo de Pindamonhangaba (SP).

 

A auditoria final foi realizada em junho e confirmou que a Novelis está em conformidade em todos os critérios avaliados. A preparação teve início em fevereiro de 2022 e promoveu melhorias internas em frentes de governança, EHS (sigla que, traduzida, se refere a meio ambiente, saúde e segurança) e social.

 

A Novelis possui 14 centros de coleta de espalhados pelo Brasil que recolhem as latinhas de alumínio pós-consumo. A Empresa possui um modelo de negócio referência em economia circular. A latinha é coletada, reciclada, transformada em nova chapa, que dá origem a uma nova lata, e volta ao consumo em apenas 60 dias. Em 2021, o Brasil reciclou 98,7% de todas as latas comercializadas no país. A Novelis foi responsável por reciclar cerca de 21 bilhões de latinhas.

 

A certificação ASI Performance Standard garante aos centros de coleta da Novelis um diferencial importante, profissionalizando cada vez mais a cadeia. “O modelo de sucesso de economia circular da Novelis se fortalece a partir de seus próprios centros de coleta. Contribuímos com 64% do total de latinhas de bebidas recicladas no país. A certificação da ASI vem para nos dar a certeza de que este é um trabalho essencial e que temos percorrido os caminhos certos para sermos mais sustentáveis e colaborarmos com o grande aspecto social em que a atividade da reciclagem está inserida”, reforça Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

Fonte: Edelman