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Chega ao Brasil The Good Cup, o copo sem tampa de plástico

Todos os anos, mais de 500 mil milhões de copos descartáveis são fabricados em todo o mundo, gerando um total de mais de um milhão de toneladas de resíduos apenas a partir de tampas de plástico. O impacto ambiental dos resíduos plásticos, que levam cerca de 100 anos para se decompor, tem sido uma das maiores preocupações das corporações que levam a sério a sustentabilidade do planeta. A empresa de soluções de embalagens verdes, ChoosePlanetA, é uma delas. E para dar fim às tampas de plástico, criou uma alternativa que acaba de chegar ao Brasil: o The Good Cup.
Com design exclusivo, o The Good Cup foi pensado para ser usado sem a tampa de plástico. O copo vem com uma aba superior integrada que facilmente dobra e trava no lugar, tornando-o fácil de tampar. O fato de o The Good Cup não ter uma tampa de plástico traz uma redução de 30% no espaço de armazenamento, no volume de transporte e na emissão de carbono. Ou seja, uma economia substancial de custos para os fornecedores. O The Good Cup tem várias versões – a que está chegando é revestida por uma película plástica que torna o copo mais barato do que aqueles feitos só com papel. No entanto, ele é reciclável e não impacta o ambiente.
Experiência no consumo
Importado da Ásia, o The Good Cup, será lançado este mês na APAS 2024 e será distribuído no país pela Sekai, empresa liderada por Marcia Satiko, empreendedora que viveu em várias partes do mundo, incluindo Inglaterra, Malásia e Hong Kong, onde ocupou posições chave em várias empresas financeiras. De volta ao Brasil, Márcia está canalizando sua experiência para empreender na área de sustentabilidade. “Estamos felizes por trazermos ao Brasil uma solução sustentável inovadora, que além de gerar economia às empresas que adquirirem esses produtos, a alta qualidade da fabricação e superioridade na experiência do usuário final também serão notáveis. E mais, essa inovação é só o inicio – ao longo do tempo nossos clientes poderão adquirir as versões certificadas sem plástico, que além de serem recicláveis e biodegradáveis, são compostáveis em lixo doméstico em 6 meses”, diz Márcia.
Outra vantagem do The Good Cup é permitir uma excelente experiência de consumo. O travamento seguro da tampa e o design à prova de derramamento são bons recursos tanto para baristas quanto para os consumidores. O design curvo se alinha ao contorno da boca, garantindo que o bico esteja sempre posicionado perfeitamente em relação ao rosto e à boca. Isso também significa que os logotipos das marcas estarão sempre na mesma posição no copo quando os consumidores beberem ou segurarem o The Good Cup. Além disso, o copo pode ser usado também para alimentos sólidos e não só líquidos.
“O impacto do uso do The Good Cup é amplo e variado; desde a poupança significativa no ponto de produção e o aumento da notoriedade da marca até ao seu impacto mais necessário – ajudando a aliviar a crise ambiental por meio da remoção do plástico – uma tampa de cada vez”, disse Cyrill Drouet, criador do The Good Cup e CEO da ChoosePlanetA.
Sucesso internacional
Esta inovação, que faz sucesso no Japão, está sendo usada no Reino Unido, Austrália, Hong Kong, Canadá e EUA, e já levou vários prêmios internacionais em 2023, entre eles Red Dot Award, iF Design Award, German Design Award, A’ Design Award, Pentawards, Anuga Innovation, MICE, startup de embalagens do Reino Unido, além de sair na respeitosa lista TIME As Melhores Invenções 2023.
Com tantas premiações, o The Good Cup recebeu atenção mundial, inclusive na Fast Company, uma menção no programa de TV americano The Drew Barrymore Show, reportagens na BBC News e uma cobertura especial do canal francês BFM-TV.
O objetivo dos fundadores é incentivar os consumidores e as marcas a dizerem adeus ao uso de tampas plásticas e a considerarem opções não plásticas. “É nossa missão proteger o planeta, ajudando os proprietários de marcas, fabricantes e distribuidores na indústria de alimentos e bebidas a cumprirem as suas metas de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, elevarem a experiência do consumidor, a fim de aumentar a fidelidade à marca e reduzir custos”, afirmou Drouet.
Fonte: Agência Ecomunica