Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair fecham parceria para reciclagem de garrafas de vidro

A São Paulo Internacional Wine Trade Fair e a Cachaça Trade Fair, eventos que reúnem todos os anos produtores de vinhos e cachaças, empresas fabricantes de equipamentos para a indústria de bebidas do Brasil e do exterior, fecharam parceria com a Owens-Illinois e a startup Grupo Seiva para efetuar a reciclagem de garrafas de vidro. O objetivo é recolher as garrafas abertas durante os eventos, que acontecem de 25 a 27 de março, no pavilhão Expo Center Norte, em São Paulo, e reúnem mais de 200 empresas e cerca de 10 mil visitantes/compradores.
Como a maior recicladora de vidro do País e com unidades instaladas nos municípios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Vitória de Santo Antão (PE), a Owens-Illinois apoia empresas e organizações com interesse em fomentar a reciclagem e o aculturamento da sociedade para o correto destino das embalagens de vidro. “Essa é mais uma iniciativa que visa ampliar o retorno do vidro pós-consumo para a indústria de forma eficiente e colaborando para a gestão de resíduos em grandes eventos. Também vale destacar o caráter pedagógico da ação, pois as pessoas participantes passam a se envolver e entender a importância da reciclagem. Esperamos cada vez mais estabelecer parcerias como essa, em que todos os elos da cadeia saem ganhando”, comenta Alexandre Macário, gerente de Economia Circular da O-I.
“Juntamente com a Wine Trade Fair, Cachaça Trade Fair e a Owens-Illinois, pretendemos acelerar e estimular a reciclagem de vidro no Brasil, transformando-a não somente em referência, mas em exemplo de desenvolvimento e sustentabilidade da cadeia de produção”, comenta Daniel Nascimento, CEO do Grupo Seiva.
A ação, além de preservar o meio ambiente, proporciona ganhos na resolução de problemas relativos ao descarte incorreto de embalagens de vidro e altos custos da gestão do resíduo, cujos benefícios atingem desde os donos de bares e restaurantes até os engarrafadores, que enfrentam a falta de vidro no mercado nacional. “Sem mencionar o principal que é transformar o mundo em um lugar mais sustentável, fomentando a reciclagem de vidro e a economia circular do Brasil”, conclui Nascimento.
Máquinas para reciclagem
Na Wine e Cachaça Trade Fair serão instaladas as máquinas JM Sand, fabricadas pelo Grupo Seiva. A máquina JM Sand é capaz de triturar as embalagens de vidro descartáveis e armazenam em média 400 garrafas do tipo long neck trituradas. Todo o material será recolhido por equipes do Grupo Seiva e destinado às instalações industriais da Owens Illinois, responsável pelo beneficiamento e transformação do material em novas garrafas.
Segundo Zoraida Lobato, sócia-fundadora da São Paulo International Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair, a parceria permitirá ganhos que vão além da preservação ambiental, com a economia em sacos de lixo, produtos de limpeza e espaço físico para armazenamento, otimizando a gestão dos resíduos gerados por todos os expositores.
Lobato destaca que há grande preocupação em realizar feiras ambientalmente sustentáveis, aplicando preferencialmente materiais recicláveis e de múltiplos usos em todo o processo de montagem dos estandes e demais áreas dos eventos, reduzindo drasticamente a produção de resíduos. “É muito importante trazer à baila esses temas, elevando a percepção de que sustentabilidade e consciência ambiental devem estar presentes em qualquer setor de atividade”, afirma.
A iniciativa faz parte do Programa Volte Sempre, iniciado em 2018 e que nasceu com máquinas instaladas em supermercados, bares e condomínios para coletar e triturar toda embalagem de vidro descartável. Nesses quase seis anos, o projeto permitiu o recolhimento de mais de 1.200.000 embalagens de vidro coletadas (equivalente a 482 toneladas de vidro), evitou a emissão de 233 toneladas de CO2 na atmosfera e que 578 toneladas de matéria-prima virgem fossem extraídas do meio ambiente. Também reduziu em 373 m³ o espaço utilizado em aterros sanitários.
Em sua oitava edição e com apoio de parceiros, como a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo; a ADVB – Associação do Dirigentes de Vendas do Brasil; a ACSP – Associação Comercial de São Paulo; a EMBRAPA UVA E VINHO; o IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça; a SP VINHO; a CONSEVITIS – Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul; a ANPAQ – Associação Nacional de Produtores de Cachaça de Qualidade e várias outras importantes entidades, a Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair recebem todos os anos produtores de vinhos e cachaças, empresas fabricantes de equipamentos para a indústria de bebidas, desde fabricantes de tratores, insumos, indústria gráfica e serviços. As feiras têm como objetivo unir todos os elos da cadeia em um mesmo espaço, além de promover o debate, em busca de soluções para o desenvolvimento do setor e da nação, entidades governamentais, academias, escolas e institutos de pesquisas.
Serviço:
SÃO PAULO WINE TRADE FAIR e CACHAÇA TRADE FAIR
Data: 25 a 27 de março/2024
Horário: 14:00 às 20:00
Local: Expo Center Norte, em São Paulo
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000

Fonte: Ketchum