Close

Coca-Cola testa primeira garrafa de papel na Hungria

Em breve, 2.000 consumidores receberão a primeira bebida da Coca-Cola em um protótipo de garrafa de papel, que será testada no mercado pela primeira vez neste verão. O novo formato de embalagem inovador será testado na Hungria com AdeZ, a bebida à base de plantas da Coca-Cola.
A notícia chega depois que a Coca-Cola revelou seu protótipo de garrafa de papel em Bruxelas no ano passado. O projeto agora passará para a fase crítica de teste do consumidor para medir o desempenho da embalagem e também como as pessoas respondem ao novo formato.
A empresa tem metas ambiciosas relacionadas às embalagens como parte de sua estratégia e visão de um Mundo sem Desperdício e tem como objetivo coletar uma garrafa ou lata que vende até 2030, com 100% de reciclabilidade e zero de desperdício. Como parte disso, está explorando novas soluções de embalagem inovadoras que podem ajudar a contribuir para uma economia circular e sustentável para todos os materiais de embalagem. A empresa se compromete a recolher uma garrafa ou lata para cada uma que comercializar até 2030, com 100% de reciclabilidade e zero desperdício.
O novo protótipo de garrafa de papel está sendo desenvolvido como parte de uma parceria entre cientistas dos laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento da Coca ‑ Cola, em Bruxelas, e a The Paper Bottle Company (Paboco), uma startup dinamarquesa apoiada pela ALPLA e BillerudKorsnäs, em cooperação com Carlsberg, L’Oréal e The Absolut Company.
A tecnologia desenvolvida pela Paboco permite criar garrafas 100% recicláveis feitas de madeira de origem sustentável com uma barreira de material de base biológica adequada para produtos líquidos, como refrigerantes e bebidas não carbonatadas, produtos de beleza e muito mais. O protótipo atual consiste em um invólucro de papel com forro e tampa de plástico reciclável.
Em última análise, a meta e o objetivo do projeto é desenvolver uma garrafa sem o revestimento de plástico que possa ser reciclada como papel e a empresa está entusiasmada com o potencial da tecnologia e com a oportunidade de aprender com esse teste.
Um passo mais perto da realidade comercial
“O teste é um marco para nós em nossa busca pelo desenvolvimento de uma garrafa de papel”, disse Daniela Zahariea, Diretora de Cadeia de Suprimentos Técnicos e Inovação da Coca ‑ Cola Europa.
“As pessoas esperam que a Coca-Cola desenvolva e leve ao mercado novos tipos de embalagens, inovadores e sustentáveis. É por isso que estamos fazendo parceria com especialistas como Paboco, experimentando abertamente e conduzindo este primeiro teste no mercado. É parte do cumprimento de nossas metas de um Mundo sem Desperdício ”, disse ela.
O teste do protótipo da garrafa de papel está programado para ocorrer na Hungria no segundo trimestre de 2021. 2.000 garrafas de 250 ml AdeZ serão oferecidas aos consumidores por um dos varejistas de alimentos online de crescimento mais rápido da Hungria, kifli.hu.
Stijn Franssen, Gerente de Inovação de Embalagem de P&D da Coca ‑ Cola para a EMEA, está liderando o projeto com uma equipe de colegas e enfatiza que a nova tecnologia ainda está em desenvolvimento.
“Esta é uma nova tecnologia e estamos nos movendo em um território desconhecido. Temos que inventar as soluções técnicas à medida que avançamos ”, disse.
“Continuaremos a investir na inovação e na exploração de novas tecnologias de embalagem em cooperação com nossos parceiros da Paboco. Este lançamento mostra que estamos fazendo um bom progresso, apesar da jornada que temos pela frente. Isso também mostra a determinação da Coca-Cola em impulsionar esse tipo de inovação em embalagens, explorando e trabalhando juntos”, disse Stijn Franssen.

Fonte: Coca-Cola Europe