A Ben & Jerry’s anuncia oficialmente a mudança de nome do sabor Coffee Coffee BuzzBuzzBuzz, para Cof Cof BusBusBus (alusão à tosse causada pela poluição emitida pelos ônibus). O sabor, já disponível em todas as lojas, faz parte de uma iniciativa contra a aprovação do Projeto de Lei 300/2017, conhecida como PL da Poluição. Se aprovada, a lei vai atrasar o processo de transição da frota de ônibus da capital paulista do uso de combustíveis fósseis para combustíveis limpos, como previsto em lei para ser realizado até 2018. O uso de combustíveis limpos diminui o impacto que a frota causa no clima e reduz a quantidade de partículas de poluição presentes no ar.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a poluição em São Paulo já é quase duas vezes maior que o limite de segurança estipulado. Se medidas drásticas não forem tomadas para diminuir e melhorar esses níveis, a poluição do ar na capital paulista será responsável por mais de 95 mil mortes e pode custar quase R$ 38 bilhões aos cofres públicos até 2037.
A Lei de Mudanças Climáticas, aprovada em São Paulo em 2009, determinava que toda a frota de ônibus da capital paulista deveria usar combustíveis limpos até 2018. Apesar disso, oito anos se passaram e nenhum progresso foi feito. Agora, o vereador e presidente da Câmara, Milton Leite, propôs um novo projeto que vai atrasar, desnecessariamente, essa transição. Além disso, o PL também não estabelece sanções adequadas às empresas que não cumprirem com as políticas da Lei de Mudanças Climáticas.
Em apoio a ONG Minha Sampa, Ben & Jerry’s está mobilizando sua rede para incentivar os fãs a pressionarem os vereadores sobre o Projeto de Lei da Poluição. Com isso, a marca quer mostrar para o governo que esse é um assunto de extrema importância para os paulistanos e, mais do que isso, incentivar os líderes políticos a trabalharem para fazer com que esse projeto zere as emissões de poluentes dos ônibus no menor tempo possível.
Ben & Jerry’s tem uma história de luta por justiça climática no Brasil e ao redor do mundo. Em 2015, lançamos a campanha “Se Derreter, Melou”, que convidava líderes de todos os países a entregarem um plano de ação global sobre mudanças climáticas, na ocasião da COP 21, em Paris. Isso incluiu a campanha temática do sabor Save Our Swirled, que levou milhares de brasileiros a tomarem parte na iniciativa.
Você pode ajudar Minha Sampa na pressão ao vereadores pela qualidade do ar em São Paulo aqui (pldapoluicao.minhasampa.org.br/).
Fonte: Soko