Close

Consumo de filme de alta barreira vai 4.6% ao ano

A crescente necessidade dos consumidores por conveniência e segurança do produto está impulsionando o crescimento da demanda por filmes de embalagens de alta barreira

 

O estilo de vida corrido dos consumidores e a consequente demanda por produtos de conveniência, juntamente com a popularidade dos alimentos cozidos no forno micro-ondas, contribuíram, por exemplo, para o uso crescente de refeições prontas para micro-ondas embaladas em bandejas e stand-up pouches. As embalagens flexíveis de alta barreira, do tipo pouches retortable, são formatos que fazem frente às embalagens rígidas, como latas metálicas e frascos de vidro, em uma ampla gama de produtos alimentícios.

O consumo global de filmes de embalagens de alta barreira foi projetado em 1,86 milhão de toneladas, em 2016, de acordo com dados do novo relatório da Smithers Pira, The Future of High-barrier Packaging Films, até 2021.

Em 2016, os materiais usados ​​para produzir filmes de embalagens de alta barreira foram avaliados em quase US $ 9,0 bilhões e deverão crescer durante 2016-2021 a uma taxa anual de 4,7%, para US $ 11,32 bilhões. Prevê-se que o crescimento do valor de mercado aumente a uma taxa ligeiramente mais elevada do que o consumo de material devido ao crescimento mais rápido antecipado para os filmes de custo mais elevado. A expectativa é que cresça durante 2016-2021 a uma taxa anual de 4,6%, para 2,33 milhões de toneladas.

A demanda de embalagens, como na maioria dos outros mercados, é influenciada pelo ciclo econômico, no entanto, os gastos discricionários do consumidor em embalagens de alimentos e bebidas expõem uma estabilidade muito maior ao longo do ciclo econômico do que alguns mercados não alimentícios. O desempenho de crescimento de certos mercados não alimentares para filmes de embalagens de alta barreira, incluindo produtos farmacêuticos e cosméticos e artigos de higiene, é muito mais sensível às mudanças nos rendimentos reais disponíveis dos consumidores.

A  expectativa é que as economias emergentes e em desenvolvimento devam crescer duas vezes mais do que os países avançados e ofereçam as melhores oportunidades para o mercado de filmes de embalagens de alta barreira. A demanda continuará, portanto, a ser impulsionada principalmente pelas economias emergentes e em desenvolvimento de crescimento mais rápido, como o da Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África, ao invés das economias avançadas mais lentas e maduras, como o da Europa Ocidental e Japão.

Embalagem sustentável

As embalagens sustentáveis ​​e a redução do uso de fontes destinadas a diminuir o impacto ambiental tornaram-se objetivos-chave para os proprietários de marcas. Estas tendências estão a encorajar a adoção de filmes de embalagens plásticas de alta barreira, incluindo uma utilização mais ampla de embalagens baseadas em recursos sustentáveis.

 

Algumas empresas estão levando a necessidade de sustentabilidade a um passo além, criando filmes de barreira à base de celulose biodegradáveis ​​e renováveis. Innovia Films e Sappi Fine Paper Europe, por exemplo, combinaram seus substratos compostáveis, a NatureFlex da Innovia e Algro Nature da Sappi – para fornecer uma solução de embalagens que oferece o potencial para compostagem industrial ou doméstica ou digestão anaeróbia. Ambos ‘NatureFlex’ e ‘Algro Nature’ são fabricados a partir de madeira proveniente de florestas manejadas. De acordo com as empresas, estes materiais naturais fornecem os requisitos de barreira essenciais para o café, barras de cereais e embalagens de bebidas de porção única.

 

 

Maior domínio das grandes cadeias de varejo

 

A demanda de filmes de embalagens de alta barreira está se beneficiando do crescente domínio de grandes cadeias de varejo nos mercados nacionais em desenvolvimento e desenvolvidos, ajudando a expandir o mercado de alimentos embalados, com ênfase no controle de custos e na extensão da vida de prateleira. Supermercados domésticos/hipermercados estão se espalhando em muitas das principais cidades dos países em desenvolvimento e estão agora tomando uma parcela crescente do consumo de alimentos e bebidas.

 

As cadeias de varejo internacionais também estão expandindo sua presença nos mercados em desenvolvimento, o que aumentará ainda mais a demanda de embalagens de barreira, trazendo mais consumidores em contato com padrões de compras ocidentais.

 

Os supermercados e hipermercados são favorecidos pelos consumidores devido a sua ampla gama de produtos e a diversidade de escolha de marcas premium, normalmente não disponíveis em outros tipos de lojas. Houve também um crescimento no número de lojas de desconto e produtos de marca própria, que permitem aos consumidores com rendas mais baixas comprar alimentos e bebidas a preços mais acessíveis.

 

O desenvolvimento tecnológico está ajudando a suportar a demanda de filme de embalagem de alta barreira.

 

* Os produtores de materiais continuam a desenvolver novos e melhores filmes plásticos e aditivos para a produção de embalagens. São filmes de alta barreira, películas de vedação e filmes que são mais facilmente recicláveis. Uma redução no uso de material é outra tendência chave em toda a indústria de embalagens e pouches, quer através de filmes mais finos ou com menos camadas.

 

*A demanda dos consumidores por alimentos com maior vida de prateleira e alta qualidade tem conduzido ao desenvolvimento de estruturas sofisticadas de filmes multicamada. No entanto, a reciclagem vira um problema com estruturas multicamadas, com mais de um tipo de plástico, uma vez que são difíceis de separar. Mas, novas soluções, em breve, devem facilitar a reciclagem de embalagem multicamada de alta barreira.

 

* Os revestimentos de barreira baseados em recursos sustentáveis ​​estão se tornando comercialmente disponíveis, e os revestimentos de melamina estão começando a ser usados ​​em filmes plásticos transparentes com barreira para embalagens de alimentos e produtos farmacêuticos.

*Prevê-se o crescimento futuro de várias tecnologias de barreira em desenvolvimento, incluindo as tecnologias de filme barreira Besela.

 

*Os convertedores continuam a desenvolver novas embalagens flexíveis, abrindo novas oportunidades de varejo. Diferentes funcionalidades e formatos criativos de pouches oferecem diferenciação aos produtos nas gôndolas.

 

*Nanocompósitos poliméricos estão sendo desenvolvidos para utilização como materiais de embalagem que oferecem valor agregado aos usuários finais, redução de material e melhor proteção de barreira a um custo relativamente alto.

 

Fonte: Smithers Pira