A paixão pelo mundo da embalagem é o maior legado deixado pelo pai de Ricardo Hiraishi. Ele aprendeu a gostar de embalagem trabalhando na revista embanews fundada em 1990 por Roberto Hiraishi. “Sou um jornalista às avessas. Primeiro eu aprendi na prática o que é a rotina de uma redação. Também acompanhava o meu pai nas entrevistas. Só depois fui fazer a faculdade”, revela Ricardo Hiraishi, diretor da revista embanews.
Para manter a longevidade da revista embanews, Hiraishi acredita que é preciso mudar e trabalhar com novos formatos de conteúdo. “Estamos preparando novidades para este mês de celebração dos 30 anos”. Ele continua: “As mídias digitais representam uma nova forma de consumo de conteúdo, mas acredito que elas existem para agregar valor. Quem quer ler conteúdo mais rico, vai sempre preferir o impresso”.
Segundo o diretor, ser uma publicação multiplataforma é primordial para que a revista embanews continue relevante para os seus leitores. “O podcast é uma ferramenta nova e diferente para compartilhar conteúdo. Acho que o caminho é por aí”.
O Prêmio Embanews, que este ano, chega à sua 29a edição, nasceu praticamente junto com a revista e foi inspirado no Oscar da Embalagem promovido pela feira Emballage da França. Desde a sua primeira edição, 1600 embalagens já conquistaram o Troféu Roberto Hiraishi. “A nossa premiação é muito importante para quem participa porque é um passaporte para concorrer no WorldStar Packaging Awards. Uma empresa pequena pode ter essa visibilidade e reconhecimento internacional”.
A entrevista completa com Ricardo Hiraishi pode ser acompanhada no nosso canal do YouTube.
Na próxima quinta-feira, dia 13, a live Mercado em Pauta recebe Laércio Gonçalves, presidente da Adirplast e da Activas.