Marca líder global em adesivos, a Henkel levará seu conhecimento em adesivagem para o Fórum Embalagem & Sustentabilidade, do Instituto de Embalagens, com a apresentação da palestra “Compromisso Henkel no Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis”, ministrada por Michelle Tenchella, Gerente de Sustentabilidade para Adesivos Industriais na América Latina. A conversa será no dia 29 de setembro no período da manhã.
O evento acontece nos dias 28 e 29 de setembro, e será feito de forma remota através do link. A temática sobre os adesivos industriais tem papel relevante no Fórum, pois o fortalecimento de ações para a redução do impacto ambiental provocado pelas embalagens está diretamente ligado à qualificação das soluções adesivas, presentes em diversas etapas dos processos industriais.
“Nosso principal compromisso é reduzir 100 milhões de toneladas de emissão CO2 através de um trabalho colaborativo com nossos consumidores, clientes e fornecedores até 2025. Acreditamos que as nossas soluções adesivas contribuirão fortemente para o desenvolvimento de embalagens muito mais eficientes, funcionais e sustentáveis, possibilitando a toda cadeia, de forma transparente, o atingimento das metas de clima em relação à redução da pegada de carbono e uso de recursos naturais como energia e água. O Fórum Embalagem & Sustentabilidade será uma grande oportunidade para discutirmos os pilares da cadeia de consumo sustentável e o papel das soluções adesivas em todos os ciclos da economia circular”, comenta Michelle Tenchella.
O adesivo contribui de diferentes formas para a criação de embalagens mais amigas do meio ambiente, sendo fator decisivo para o destino final da embalagem em relação ao desempenho esperado, reciclabilidade e repolpagem.
Paralelamente às vantagens proporcionadas pelo adesivo nas embalagens no que se refere a processos produtivos, logísticos e segurança alimentar, as substâncias adesivas buscam formulações cada vez mais limpas. A Henkel Brasil desenvolveu tecnologia adesiva pioneira que utiliza recursos de fontes vegetais para aplicações no setor de embalagens e em expansão para outros segmentos.
Projeto 100% brasileiro e produzido na unidade da Henkel em Jundiaí, o adesivo hotmelt utiliza como insumo materiais oleaginosos, como óleo de soja e etanol, em substituição ao petróleo, trazendo impactos positivos significativos ao meio ambiente.
“Ao contrário de uma fonte não renovável, como o petróleo, que é um recurso caro, poluente e finito, os recursos de origem vegetal são renováveis, limpos e encontrados com facilidade no país. O maior desafio dessa tecnologia inovadora foi desvendar e potencializar os valores de origem vegetal para uso industrial”, explica Michelle.
Uma solução adesiva de fonte renovável tem ganhos sustentáveis em várias etapas, a começar pela captação do insumo. A extração de recursos finitos do subsolo consome altos valores e energia, ao contrário do investimento em obtenção de insumos vindos de plantações, que se renovam com o tempo sem degradar a natureza.
Já dentro do campo fabril, as tecnologias adesivas têm permitido alcançar reduções significativas no consumo de água, gás e energia elétrica, o que representa menor gasto energético e consumo de carbono, otimização de processos e maior segurança laboral.
Fonte: In Press Porter Novelli