Close

Indorama Ventures e SIPA desenvolvem primeira garrafa PET monocamada para espumantes 

A Indorama Ventures Public Company Limited, uma das principais empresas químicas sustentáveis do mundo, e SIPA, especialista em tecnologia de embalagem PET, desenvolveram a primeira embalagem monocamada de PET para espumante.

 

A premiada solução de embalagem PET para espumante oferece às marcas uma opção totalmente reciclável que maximiza a eficiência logística, minimiza os riscos de manuseio, funciona em linhas de envase de vidro existentes e tem uma pegada de carbono menor.

 

Desenvolvido e projetado pela equipe de desenvolvimento de embalagens da SIPA e fabricado com a resina da Indorama Venture e a barreira OxyClear®, a garrafa patenteada é uma alternativa aprimorada às garrafas de vidro tradicionais. O objetivo é ajudar a indústria vinícola europeia a lidar com a escassez de vidro devido aos desafios da cadeia de suprimentos, energia e matérias-primas. O custo médio de uma garrafa de vidro de vinho aumentou 23% no período de abril de 2020 a abril de 2023 e dobrou em alguns mercados europeus.

 

A nova garrafa conquistou o prêmio máximo no Prêmio Melhor Embalagem 2023 na Semana de Design de Milão. A embalagem confere a mesma aparência, funcionalidade e sensação de uma garrafa de vidro tradicional. Uma inovação fundamental é o design do gargalo para torná-lo parecido com a versão de vidro, permitindo aceitar a clássica rolha com fechamento em gaiola de metal. A base também combina com a versão original de vidro, enquanto a garrafa tem uma resistência de carga máxima de 350 kg.

 

Marco Brusadin, diretor global de desenvolvimento de embalagens da SIPA, afirma: “Com esta orgulhosa inovação para o mercado, nossa intenção é que os consumidores desfrutem da mesma experiência comemorativa do vinho espumante, desde a abertura até o derramamento. E, em segundo lugar, para apoiar a indústria em geral, pois as empresas de vinho podem fazer a mudança sem nenhum custo, pois testes extensivos provaram que as garrafas PET podem operar em linhas de envase projetadas para garrafas de vidro. A colaboração com a Indorama Ventures oferece embalagens ambientalmente aprimoradas, permitindo que as marcas se destaquem por assumir uma postura de sustentabilidade e se diferenciar no ponto de venda, com formas criativas, garrafas fáceis de projetar e logística aprimorada”.

 

Com apenas 90g, a nova garrafa PET de espumante é cerca de 80% mais leve do que uma garrafa de vidro tradicional e é quase inquebrável. O peso ideal permite até 33% mais garrafas por caminhão, e suas propriedades à prova de quebra ajudam a melhorar a logística de transporte. Estas vantagens oferecem às marcas de vinho oportunidades em novos canais como e-commerce e transporte a bordo, bem como novas ocasiões de consumo em festivais e eventos. Numerosos testes do material de barreira realizados no Instituto Alemão de Geisenheim mostraram que as garrafas de vinho OxyClear® PET oferecem os mesmos benefícios e funcionalidade do vidro após 24 meses de armazenamento a 15 graus.

 

A nova garrafa PET vem com fortes credenciais de sustentabilidade para atender às demandas do consumidor. É totalmente reciclável em fluxos regulares de reciclagem, enquanto o PET emite, em média, menos da metade do nível de gases de efeito estufa (GEE) das garrafas de vidro. Este desenvolvimento é uma demonstração importante de como as propriedades flexíveis, seguras e leves do PET estão impulsionando o crescimento sustentável em embalagens como o plástico mais reciclado do mundo.

 

Marc Potemans, chefe de negócios de especialidades químicas da Indorama Ventures, destaca: “A resina de barreira avançada da Indorama Ventures oferece uma garrafa de vinho espumante PET monocamada com muitas vantagens. A excelente barreira ao oxigênio proporciona um prazo de validade mínimo de 24 meses, e a embalagem tem transparência semelhante à do vidro, protegendo o sabor e, principalmente, a efervescência do espumante. A nova garrafa é totalmente reciclável no fluxo padrão de PET transparente. As equipes da SIPA e da Indorama Ventures desenvolveram essa solução rapidamente e agora podemos oferecer suporte a toda a cadeia de suprimentos.”

 

 

Fonte: Indorama Ventures