Os alimentos e bebidas brasileiros expostos na Gulfood 2017 tiveram excelente aceitação dos compradores do Oriente Médio e Norte da África. A expectativa de negócios das 85 empresas presentes na feira somou US$ 1,15 bilhão para os próximos 12 meses, número bastante superior ao da edição passada: US$ 728 milhões. A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) é a responsável por organizar a participação brasileira na Gulfood, principal feira de alimentos e bebidas da região. O evento aconteceu entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
“As carnes bovina e de frango, produtos já conhecidos no mercado árabe, foram o carro chefe. Mas podemos dar destaque também aos grãos brasileiros, que tiveram bastante peso nos nossos resultados”, afirma Christiano Braga, gerente de Exportação da Apex-Brasil.
Este ano, a organização da feira dividiu os pavilhões nacionais por segmentos diferentes de acordo com os produtos comercializados: world food (alimentos em geral), grains, beverages e general meat, a exemplo de outras grandes mostras como Anuga e Sial Paris.
Uma das estratégias de promoção da Apex-Brasil foi a degustação de produtos brasileiros para compradores internacionais no espaço destinado a carnes. O churrasco tradicional e o de frango, no estilo local, em “Shwarma”, foram disputados. Os convidados foram estrategicamente selecionados pela Agência por meio do escritório em Dubai, com apoio dos Setores de Promoção Comercial do Itamaraty e outros parceiros institucionais.
Mercado
Em 2016, as exportações brasileiras para os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) – Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar, Bahrein e Omã – totalizaram US$ 6,04 bilhões e as importações, US$ 2,66 bilhões. O saldo foi positivo para o Brasil em US$ 3,38 bilhões. Somente para os Emirados Árabes Unidos, onde a feira é realizada, as exportações brasileiras totalizaram US$ 2,23 bilhões e as importações ficaram em US$ 366 milhões, em 2016.
Considerando apenas alimentos e bebidas, o total é de US$ 3,93 bilhões em exportações brasileiras para os países do CGC em 2016, com destaque para carne de frango, açúcar e carne bovina.
Da Apex-Brasil