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PICPlast e Sebrae auxiliam empresas do setor plástico a melhorarem gestão e ampliar competitividade

Manter o lucro de um pequeno negócio exige que gestores busquem constantemente melhorias, seja na cadeia produtiva ou na gestão. E durante a pandemia, mudar virou uma questão de sobrevivência para alguns empreendimentos. Como forma de auxiliar neste processo, o PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizou o Projeto Encadeamento Produtivo PICPlast, que ocorreu em empresas do Rio de Janeiro, contando com apoio do SIMPERJ – Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro.
O projeto contou com a participação de 15 companhias que inscreveram seus representantes para participarem do treinamento dividido em módulos como de gestão financeira, marketing, líder coach e gestão de pessoas. Ao todo, as companhias conquistaram um aumento de 63% na competitividade, 15% na produtividade e 10% no faturamento.
De acordo com Simone Carvalho, membro do comitê técnico do PICPlast, o encadeamento produtivo tem como foco aumentar a competitividade, a cooperação, a competência tecnológica e de gestão das empresas. “O projeto tem como objetivo melhorar a gestão empresarial, produtividade e sustentabilidade das micro e pequenas empresas do setor plástico, o que, consequentemente, gera empregos e contribui para o fortalecimento da economia local e nacional”, afirma.
A Moldin3 plásticos foi uma das empresas que conseguiram implementar mudanças com base no que foi apresentado nos módulos. Com 20 anos de mercado, a companhia atua no segmento de injeção de termoplásticos de engenharia e estava em seu melhor momento quando a pandemia começou. Surgiu, então, a oportunidade de participar do projeto.
Segundo Amaury Ferraz, gerente administrativo e comercial da empresa, uma das áreas que mais tiveram melhorias foi o marketing. “A gente pecava em marketing digital. Mudamos a abordagem, trazendo mais personalização de acordo com os diferentes perfis de cliente. Antes focávamos a comunicação em apenas um perfil de produto”, explica. Com isso, conseguiram ter um ganho de quase 50% de produtividade e de 25% em maturidade de gestão. “Com a capacitação oferecida pelo PICPlast conseguimos implementar mudanças que nos geraram novos clientes e contratos”, complementa.
Bruno Brandão, que está à frente da empresa de reciclagem de plásticos Plastimaq, enfatiza que o nível de conteúdo oferecido pela capacitação auxiliou a empresa a atingir um aumento de 23% de produtividade e 13% de maturidade em gestão. Além disso, o networking formado também é importantíssimo para as perspectivas de parcerias da empresa. “O programa mudou o nosso mindset e expandiu nosso olhar sobre vários pontos da gestão da empresa”, explica Bruno, que destaca os módulos de gestão de pessoas e de processos como os que trouxeram mais mudanças.
Outra empresa foi a Focus Pack, que atua há seis anos no segmento de transformação do plástico por meio do processo de termoformagem, produzindo embalagens e outros artefatos de plásticos. O diretor industrial Robson Araújo aponta que o treinamento foi um divisor de águas para a área de finanças. “Hoje temos um mapa financeiro, com visão separada de custos fixos diretos, indiretos e variáveis. Sabemos qual foi o resultado e temos clareza do ponto de equilíbrio. Fizemos a projeção de vendas para o ano todo, e isso nos abriu os horizontes e mostrou onde e quanto podemos investir a curto, médio e longo prazos”, afirma. O ganho em lucratividade da empresa foi de cerca de 10%, em produtividade de trabalho, 17%, e em maturidade de gestão,13%.
Parceria com o Sebrae
De acordo com a coordenadora estadual de encadeamento produtivo Sebrae RJ, Andréia Lopes, o objetivo é estimular o crescimento das micro e pequenas empresas que atuam na cadeia produtiva do plástico.
“A parceria entre o Sebrae e o PICPlast veio em uma hora muito oportuna, no início da pandemia, momento em que as empresas tiveram que se reestruturar. Teve mudanças na produção, no perfil do consumidor, e, por meio do programa, nós reestruturamos a gestão dessas empresas”, explica a coordenadora.
Fonte: Virta Comunicação Corporativa