Close

Pimp My Carroça lança Programa de Embaixadores focando em ações locais de apoio socioambiental

A partir de fevereiro, o Pimp My Carroça, que tem a missão de dar visibilidade e renda para catadores e catadoras, inicia as ações de comemoração dos 10 anos do projeto com uma nova iniciativa: O Programa de Embaixadores. O programa busca, como principal resultado, impactar a rotina de grupos de catadoras e catadores em maior escala, alcançando mais pessoas em diferentes territórios e incentivando a troca de costumes e realidades locais.

O programa piloto foi construído e fortalecido em 2021. O Programa é uma rede de apoio para quem está no front das pautas urgentes. Mais do que disseminar conhecimentos que aprendemos ao longo desta década, o programa proporcionará a construção e expansão de redes e trocas culturais entre catadores de diferentes regiões por meio das ações dos embaixadores locais, como já tem acontecido em estados como Pernambuco, Bahia e países como a Colômbia.

Felipe Meirelles, Carol Duarte, Bruna Desirée e Natália Vieira são ativistas em suas cidades e comunidades, mas em 2021 contaram com o apoio do PMC para conseguirem ganhar mais visibilidade e apoio em suas articulações locais: “Construir essas pontes compreendendo as necessidades e possibilidades de cada envolvido foi fundamental para o sucesso das ações.  A consequência dessa força conjunta será cada vez mais avanços no que trata do reconhecimento e valorização do trabalho exercido pelos profissionais da reciclagem” apresenta Amanda Barbalho, responsável pelo programa.

Meu Mundo Mais Verde, iniciativa coordenada por Felipe Meirelles, embaixador em Olinda que denuncia a destruição do bioma local na cidade de Paulista no Recife – instagram.com/meumundomaisverde/

“O fortalecimento do Programa de Embaixadores amplia a capilaridade e o impacto das nossas ações no Brasil e exterior e aproxima nossa equipe de pessoas engajadas que lutam pelos mesmos ideais da nossa instituição, sendo assim estratégico para nossas linhas de atuação, que são arte/artivismo, mobilização local e apoio direto ao catador, além de advocacy, comunicação e marketing, tecnologia e inovação.”, ressalta Eliane Santos, coordenadora de programas e projetos do Pimp My Carroça.

Conheça um pouco sobre os Embaixadores do Pimp My Carroça que inauguram o esse trabalho:

Lipe Meirelles

Felipe Meirelles, embaixador em Olinda, Pernambuco, é integrante do Instituto @meumundomaisverde e trabalha desde 2014 com o encerramento de lixões, onde percebeu a ausência de auxílio para profissionais da reciclagem que dependiam desses locais.  Depois de conhecer o Pimp My Carroça, começou a levar projetos e programas da ONG para catadoras(es) de sua região, proporcionando (principalmente) mais conhecimento em cima dos direitos destes trabalhadores.

Fonte: Sherlock Communications