Idealizado pela DIAGEO, empresa líder no segmento de bebidas alcoólicas premium, o programa de reciclagem, Glass is Good, acaba de ultrapassar a marca de 20 mil toneladas de vidro reciclado. O número equivale a mais de 40 milhões de garrafas, que poderiam estar em aterros sanitários e lixões, poluindo o meio ambiente. Realizado desde 2010, o projeto beneficia e traz renda para mais de 500 cooperados das cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba, Campinas, Ribeirão Preto, Recife, Fortaleza, Natal e Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.
“Temos muito orgulho desse programa. Termos atingido a marca de mais de 40 milhões de garrafas recicladas reforça a importância de programas de logística reversa. O vidro é infinitamente reciclável e, atualmente, apenas 47% é reaproveitado. Esse é um cenário que queremos ajudar a mudar”, afirma Daniela De Fiori, diretora de relações corporativas da DIAGEO PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil).
O Glass is Good é uma iniciativa pioneira que contribui para a destinação adequada do vidro e reúne os maiores fabricantes de bebidas alcoólicas no mundo. Liderado pela DIAGEO, o projeto tem como parceiros Heineken, Pernod Ricard e Companhia Müller de Bebidas, além da fabricante de embalagens de vidro Owens-Illinois – cobrindo todo o ciclo do vidro. Também conta com a parceria de 180 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, baladas, condomínios e empresas de eventos, onde o vidro é separado e coletado pelas cooperativas de reciclagem.
O material triturado pelas cooperativas é encaminhado à Müller com 100% de aproveitamento na produção de novas embalagens de vidro. Além de contribuir para destinação adequada dos resíduos e movimentar toda a cadeia do setor, o programa oferece uma grande oportunidade para uma transformação cultural, já que a população não tem o hábito de encaminhar o vidro para a reciclagem.
Fonte: CDN Comunicação