No primeiro semestre de 2021, a Prolata, entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo garantir o descarte correto das latas de aço pós-consumo para revalorização, contabilizou 22,1 mil toneladas de latas de aço recolhidas. Comparado com o mesmo período de 2020, houve crescimento de 96% no volume de reciclagem. Os estados que mais reciclaram foram Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Também em ascensão, o número dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária)teve aumento de 300% em relação ao trimestre anterior, sendo instalados em três novos estados neste semestre. Atualmente, a Prolata conta com 120 PEVs em 43 municípios, distribuídos entre o Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.
Thais Fagury, presidente da Abeaço, realça a importância da parceria com a cadeia de reciclagem que reúne desde fabricantes e varejistas a consumidores, catadores e a indústria siderúrgica. Em junho, por exemplo, a parceria do Prolata com uma das maiores distribuidoras de tintas do Sul do Brasil, a Tintas Verginia, teve grande importância para o descarte correto e revalorização das latas de tintas.
“Nossa parceria com entrepostos, lojistas, catadores, cooperativas e consumidores tem como objetivo fortalecer cada vez mais o sistema de logística reversa e garantir que o descarte de aço seja feito corretamente pelo consumidor, assim possibilitando que as embalagens sejam reutilizadas pelas indústrias. O aço é valioso para a revalorização por ser 100% reciclável”, salienta Thais.
Em relação ao trimestre anterior, a associação teve um crescimento de 18% no número de entrepostos parceiros, possuindo atualmente 26 em 22 municípios. Além disso, a Prolata totaliza 58 cooperativas parceiras em 31 municípios e 11 estados, mais o Distrito Federal.
Fonte: Press à Porter
Oreo investe em inovação de seu portfólio no Brasil e lança Oreo Coberto
Complementando o portfólio da categoria de biscoitos da Mondelēz Brasil,...
VER MAIS