A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, lança o primeiro frango plant based carbono neutro do Brasil, o Veg Frango 100% Vegetal, da linha Sadia Veg&Tal. As emissões são neutralizadas do grão à mesa por meio de conservação florestal. Com o anúncio, realizado diretamente da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), a Companhia cumpre um dos seus compromissos divulgados em 2020, que previa a disponibilização de linha carbono neutro até o final de 2021. Também foi desenvolvido pela BRF e certificado pela SGS o “Selo Carbono Neutro”, que poderá ser usado em outros itens futuros. A ação reforça ainda a posição de inovação e vanguarda da BRF, que firmou em março deste ano parceria inédita com a Aleph Farms para produção de carne cultivada. Os dois projetos estão em sintonia com a meta da empresa de ser Net Zero até 2040.
Concebida desde o início para ter as emissões 100% neutralizadas, a linha teve a pegada de carbono considerada desde o cultivo dos grãos até o fim do ciclo de vida da embalagem do produto. Elaborado em parceria com a empresa Enciclo, o cálculo passou por auditoria da certificadora SGS e a compensação foi realizada através da compra de créditos de carbono em projeto de conservação florestal (REDD – Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) nos estados do Amazonas e Acre, por meio da Agrocortex. A embalagem é reciclável, conforme o compromisso da empresa de ter 100% de suas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis até 2025.
“Estamos cientes da nossa responsabilidade com este primeiro e importante passo ao anunciar o lançamento do Veg Frango Sadia Veg&Tal Carbono Neutro que está em linha com nossa estratégia NET Zero e com a agenda de crescimento sustentável. Acreditamos que inovação e sustentabilidade têm grande sinergia para encontrar novas soluções aos desafios de mudanças climáticas. As ações para a descarbonização exigirão a mobilização de todos em uma extensa caminhada em prol do planeta”, afirma Grazielle Parenti, vice-presidente global de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF, que representa a companhia na COP26, na Escócia.
Em junho deste ano, a Companhia assumiu o compromisso de ser Net Zero até 2040 tanto em suas operações como em sua cadeia. Até lá, deverá reduzir as emissões de gases de efeito estufa e neutralizar as residuais, reforçando seu comprometimento com a agenda sustentável em diversas frentes, como energia renovável, compra sustentável de grãos, agricultura de baixo carbono, eficiência operacional, além de produto carbono neutro.
“O lançamento da primeira linha de frango plant based carbono neutro do País reforça a liderança e pioneirismo da BRF quando falamos de inovação. Nosso foco, parte fundamental de nossa Visão 2030, é estarmos sempre um passo à frente no atendimento das demandas dos consumidores, desenvolvendo produtos ao mesmo tempo deliciosos e sustentáveis”, afirma Marcel Sacco, vice-presidente de Novos Negócios da BRF.
Disponíveis nos pontos de venda de todo o país até o fim de novembro, são três opções de Sadia Veg Frango: Cubo, Tiras e Desfiado. Um dos diferenciais do Veg Frango é que, além da adição de feijão carioca, ingrediente muito presente nos lares brasileiros, conta com a utilização de técnica inovadora que consiste na adição de calor e pressão sobre uma combinação de proteínas vegetais de feijão, ervilha e soja, conhecida como extrusão úmida. Essa tecnologia produz fibras proteicas longas conferindo a percepção e aparência da proteína animal. Além da semelhança, os itens também têm a mesma quantidade de proteína de um peito de frango.
“Sadia Veg&Tal é uma linha que reflete a preocupação da marca em oferecer alimentos de alta qualidade para os mais diversos tipos de consumidores, sem abrir mão da praticidade. Com o selo Carbono Neutro nos produtos de Veg Frango, conseguimos dar mais um passo rumo a uma produção que seja ao mesmo tempo diversa e sustentável. Sabemos que essa é uma pauta preciosa para quem procura alternativas à proteína animal, e ser a marca pioneira no Brasil dessa união é um motivo de orgulho que irá aproximar ainda mais a Sadia dos consumidores”, destaca Marcelo Suárez, diretor de marketing das marcas BRF.
O lançamento faz parte do planejamento estratégico Visão 2030 da BRF, proposta da Companhia que inclui a meta de triplicar de tamanho nos próximos dez anos e superar os R$ 100 bilhões em receita anual – consolidando a BRF como empresa global de alimentos de alto valor agregado.
Fonte: In Press Porter Novelli
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