Sempre preocupada com o impacto ambiental e social de sua atuação no mercado, a Special Dog Company, uma das maiores indústrias do Brasil de alimentos para cães e gatos, acaba de anunciar a nova iniciativa de seu departamento de Desenvolvimento Sustentável, dessa vez visando a destinação correta de embalagens vazias de ração. Com formato inédito no mercado pet, o programa Ecolojista propõe a logística reversa do material, colhido em estabelecimentos comerciais parceiros, onde estão instalados os pontos de entrega voluntária (PEV’s), e encaminhado para reciclagem.
Segundo João Paulo Figueira, gerente de desenvolvimento sustentável da Special Dog Company, o principal objetivo do programa é diminuir o impacto ambiental decorrente do descarte incorreto do plástico utilizado nas embalagens. “As pessoas utilizam esse tipo de sacaria para descartar entulho, restos de podas de jardim, ou mesmo o lixo doméstico. Depois, estas embalagens que são totalmente recicláveis, acabam em aterros ou terrenos baldios. É isso o que queremos evitar”, explica. Após a reciclagem, a embalagem plástica passa a ter a mesma funcionalidade de um plástico virgem, substituindo, consequentemente, a produção de um novo material. “Assim, contribuímos para a economia circular, minimizando o consumo de recursos naturais”, completa João Paulo.
A fase inicial do Ecolojista conta com a participação de 21 petshops e casas agropecuárias de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, cidade em que a empresa está localizada e escolhida para o projeto piloto. Cada loja parceira cedeu espaço para a instalação de coletores, que ficam à disposição dos clientes que desejarem descartar as embalagens. “Além do espaço, o lojista também terá o importante papel de um agente de conscientização, informando os clientes sobre o programa e sobre como eles podem participar”, comenta.
O intuito da Special Dog Company é, em médio prazo, ampliar o programa para outras cidades. “Os consumidores estão a cada dia mais conscientes de suas responsabilidades. Cabe também às empresas disponibilizarem as ferramentas corretas, dando a eles a oportunidade de fazer diferente”, finaliza João Paulo.
Fonte: Ideias & Efeitos Comunicação