Systemiq, Delterra e AYA Earth Partners lançam no Brasil plataforma digital para impulsionar empresas na transição por embalagens mais sustentáveis

Apesar de todos os alertas, a poluição plástica mundial é um problema que continua crescendo, com 11 milhões de toneladas métricas de lixo plástico sendo descartados nos oceanos todos os anos. Se nada mudar, esse número deve quase triplicar até 2040. Aproximadamente 36% da produção global de plástico é atualmente usada para fins de embalagem e outros produtos de consumo descartáveis, por isso o setor de consumo e varejo está sob crescente pressão de reguladores, investidores, fornecedores e consumidores para fazer a transição para soluções mais sustentáveis, mas as empresas vêm enfrentando desafios para desenvolver uma estratégia eficaz e um roteiro de implementação. Para apoiar as empresas nesta transição, a Delterra – organização sem fins lucrativos, com parceria da Systemiq – consultoria global voltada a mudanças climáticas -, e apoio da AYA Earth Partners – maior ecossistema de negócios para acelerar a economia de baixo carbono do país -, traz para o Brasil a Plastic IQ, uma plataforma digital que auxiliará no desenvolvimento de uma estratégia eficaz de embalagens plásticas.

A indústria está procurando metodologias eficazes para desenvolver uma estratégia de embalagens sustentáveis, mas nenhum conjunto de ferramentas fornece uma solução holística para ajudar as empresas a fazer a linha de base e o desenvolvimento da estratégia capaz de encontrar a ligação entre valor financeiro, resultado final e impacto ambiental do desempenho de suas embalagens plásticas. Hoje, os tomadores de decisão não têm acesso a dados confiáveis necessários para fazer planos de longo prazo para embalagens plásticas, e as empresas muitas vezes não têm recursos ou experiência para enfrentar esse desafio. Com a ferramenta Plastic IQ, é possível definir e compreender a linha de base de embalagens e tomar decisões ancoradas em dados para criar uma estratégia de redução mais eficiente. Além disso, ela também possibilita quantificar o impacto econômico e ambiental da sua pegada plástica, assim como aumentar seu conhecimento em embalagens sustentáveis com treinamentos técnicos para implementação baseados em estudos de casos.

A plataforma Plastic IQ é composta por três ferramentas, todas de acesso gratuito. A PLASTIC IQ LITE foi projetada para aumentar a conscientização e ajudar os usuários a navegarem o complexo mundo das embalagens sustentáveis antes de iniciar sua jornada na versão Pro. Já a PLASTIC IQ PRO ajuda as empresas a entender o impacto de seu portfólio de embalagens plásticas e a projetar estratégias detalhadas e robustas para melhorar seu desempenho ao longo do tempo. Na ferramenta, a empresa insere seus dados de uso de plásticos de forma detalhada e informa suas metas para os próximas anos, e a partir de uma extensa base de dados o sistema aponta caminhos para diminuir essa pegada em três dimensões possíveis: redução de embalagens, substituição por embalagens melhores e uma melhora no sistema como um todo. Ao final dessa análise, a plataforma oferece um relatório abrangente com métricas palpáveis e resultados projetados, para auxiliar na tomada de decisões da empresa. Para completar, o BANCO DE SOLUÇÕES é um guia detalhado das melhores práticas globais para reduzir o desperdício de plástico e estudos de caso relevantes de aplicação no contexto local.

“O desafio é superlativo. Até 2040, a indústria do plástico será responsável por 19% do orçamento global para carbono. Porém, até 64% do gap de circularidade plástica poderia ser fechado através de intervenções e tecnologias já existentes”, conta Patricia Ellen, sócia líder da Systemiq na América Latina e cofundadora da AYA Earth Partners. A executiva destaca que a resolução da ONU para acabar com a poluição plástica é apoiada por 170 nações e o imposto futuro sobre plástico virgem ou as taxas de EPR podem chegar a US$ 100 bilhões. “É importante que as empresas entendam que é vantajoso fazer parte desta solução de circularidade e que, com a transição, é possível transformar esse custo em grandes retornos. Os principais investidores estão ativamente envolvidos neste negócio e os fundos privados, com este foco, cresceram 10 vezes entre 2016 e 2020”, completa. Segundo estudo do Instituto Ipsos com a Fundação Plastic Free, 380 milhões de novos empregos devem ser gerados até 2030 com a economia circular.

“Cerca de 11 milhões de toneladas plásticas acabam nos oceanos todos os anos. Se nada mudar, esse número pode quase triplicar nas próximas duas décadas, o que é bastante preocupante. O problema em questão não é o plástico em si, mas a nossa relação com seu uso na cadeia”, comenta Elise Hungaro, Senior Associate na Delterra e responsável pelo Plastic IQ no Brasil. “Embalagens são responsáveis por uma enorme parcela dessa quantidade de plástico que chega nos oceanos e as soluções para que se tornem mais sustentáveis são diversas e precisam ser combinadas para se adequar a possibilidade de cada empresa e as especificidades geopolíticas do País. O Plastic IQ oferece essa solução e por isso é um excelente aliado para empresas que querem ser pioneiras ao lidar com esse desafio no País, cuja relevância tende a aumentar significativamente ao longo dos próximos anos.”

Para reduzir com eficiência a pegada de plástico, as empresas precisam aumentar seu conhecimento sobre as diferentes soluções, projetar e executar uma estratégia de embalagens abrangente e com impacto real. Da reutilização ao redesenho e reciclagem, o Plastic IQ foi projetado para ajudar as empresas a agir. A plataforma já está disponível em português no site plasticiq.global.

Fonte: Profile