Close

Tendências e oportunidades no varejo, logística e distribuição de hortifrutis no Workshop DaColheita Vale do São Francisco, que reuniu mais de 100 produtores e especialistas do agro em Petrolina (PE)

Em sua quarta edição, o Workshop DaColheita reuniu mais de 100 produtores, distribuidores e varejistas do polo de fruticultura do Vale do São Francisco, na última semana, no Hotel Nóbiles Suits Del Rio, em Petrolina (PE). O evento é promovido bienalmente pela Termotécnica, que tem uma fábrica no município para abastecer com suas soluções de embalagens conservadoras pós-colheita a região entre Bahia e Pernambuco, que é a terceira maior produtora do mundo e entre as 20 maiores exportadoras globais deste setor.
“A Termotécnica se insere exatamente em uma etapa especial de quem trabalha no agronegócio que é a colheita, momento de celebração. É a hora da verdade, quando todo o esforço e dedicação no cultivo apresenta seus frutos e inicia-se a jornada do campo até a mesa dos consumidores. As soluções DaColheita são esse amigo e companheiro dos produtores, distribuidores e varejistas, acondicionando e transportando com o mesmo cuidado e mantendo a qualidade e o frescor das frutas, legumes e verduras durante toda a cadeia de logística, comercialização e consumo”, comemora o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.
Na programação do Workshop DaColheita, especialistas de varejo, comércio exterior, logística e tecnologia apresentaram dados e perspectivas para ampliar ainda mais o alcance e valorização das frutas premium produzidas na região nos mercados no Brasil e no exterior. Foram discussões altamente estratégicas com especialistas de alto nível para o desempenho de quem vive do agronegócio. Entre os palestrantes, destaque para Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados – que abordou o tema Varejo em Transformação: tendências e oportunidades para os produtores de frutas. Milan apresentou o projeto Embalagem na Medida, do qual a Termotécnica é participante, e que agrega eficiência logística, melhor empilhamento, redução de perdas e desperdícios na cadeia de hortifrutis. “O evento trouxe uma visão única do mercado e dos processos dos hortifrutis e não apenas para o Brasil, mas também globalmente”, afirmou.
Com o tema Do Japão ao Vale, a engenheira agrônoma Monica Ishikawa, diretora técnica da AMV Consultoria, falou sobre as lições da missão empresarial ao Japão que podem ser aplicadas no Vale do São Francisco. “Fiquei impressionada com a qualidade do público e dos temas discutidos no evento”, disse. O também engenheiro agrônomo, Junior Silveira, consultor e palestrante na Exportare, apresentou o case das soluções DaColheita utilizadas com sucesso na exportação de uvas do Vale do São Francisco para o mercado asiático. “São 14 anos de parceria com a Termotécnica que vem investindo de forma consistente no desenvolvimento do agronegócio no Vale do São Francisco”, declarou o consultor. Falando sobre a prospectiva de mercado de alimentos perecíveis e a potência do FLV, tivemos o especialista Giampaolo Buso, CEO da Paripassu e Consultor de Gestão e Sistemas de Rastreabilidade. Para Buso o evento trouxe muito conhecimento e oportunidades. “Certamente daqui sairão novas soluções para atender as demandas dos consumidores”, declarou.
Na ocasião, a companhia também homenageou e reconheceu os principais clientes e parceiros do Vale do São Francisco, que contribuíram para o desenvolvimento das soluções destas embalagens atendendo as necessidades das diferentes culturas. Os homenageados desta edição 2024 do Workshop DaColheita foram CAJ – Cooperativa Agrícola Juazeiro -, Direct Marketing Comércio de Frutas, RCA Frutas, Lotus Ativos Trader Logística, Dayv Dafne Fruits/Fazenda Santana, e Diamantina do Vale Comércio Atacadista de Frutas e Hortaliças.

“Foi mais um grande encontro onde celebramos 14 anos de inauguração da fábrica de Petrolina e reafirmamos nossa presença na região de forma colaborativa, trazendo informações e perspectivas para construirmos juntos planos e estratégias de desenvolvimento para um setor que só cresce a cada ano”, afirmou o anfitrião do evento, Nivaldo de Oliveira.

Com a expertise adquirida na parceria com os fruticultores, fornecendo conservadoras em EPS de forma contínua e exponencial desde 2010, a Termotécnica amplia a cada ano a linha DaColheita para atender outras regiões e culturas de FFLVs (Flores, Frutas, Legumes e Verduras). O portfólio é constantemente renovado com inovações como as soluções DaColheita Bio e DaColheita Cold. Recentemente, a companhia lançou novos produtos como conservadoras para 20 cumbucas, multiuso, morango, figo, manga nacional, pitaya e abacate, atendendo às diversas necessidades dos produtores. Em todo o Brasil, as conservadoras DaColheita já são utilizadas para acondicionar e transportar 40 tipos diferentes de frutas.

Especificamente no Vale do São Francisco a Termotécnica atende 2/3 dos produtores de uva. Anualmente a empresa distribui mais de 6 milhões de embalagens conservadoras, garantindo frescor e segurança para os produtos acondicionados. Somente em 2023, as soluções DaColheita embalaram mais de 45 mil toneladas de frutas, atendendo a uma demanda crescente com qualidade e eficiência. Para o mercado externo, já foram exportadas 7,5 mil toneladas de frutas, abrangendo 15 variedades diferentes, em cerca de 1,8 milhões de conservadoras DaColheita.

Com 100% do portfólio patenteado e um alto índice de novos desenvolvimentos no pipeline, a Termotécnica se mantém na vanguarda do setor, entregando soluções que agregam valor e promovem o crescimento dos negócios dos clientes. A sustentabilidade também é um pilar estratégico para a empresa: desde 2007 a Termotécnica reciclou o equivalente a mais de 10 Macaranãs de embalagens de EPS – mais conhecido como isopor* –, no pós-consumo. Parcerias internacionais, como com a Global Packaging Alliance, também reforçam o compromisso da Termotécnica com a reciclagem do EPS.

“Temos feito um trabalho de desenvolvimento de soluções para atender a cadeia do agronegócio, tanto para o mercado interno quanto para exportação, agregando valor com nossas conservadoras pós-colheita para frutas, legumes e verduras, aumentando significativamente o shelf-life destes produtos com resultados comprovados por laboratórios internacionais e contribuindo para a redução de desperdícios em toda a cadeia de distribuição”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

Lançamento DaColheita Bio
Ampliando constantemente sua atuação no agronegócio e diversificando o portfólio, a Termotécnica está lançando a linha DaColheita Bio, bandejas de fonte renovável (biobased), biodegradável e compostável. Esse é o primeiro passo da companhia na estratégia de ampliar e complementar a sua matriz de matérias-primas para um material alternativo, proveniente do bagaço de cana de açúcar. “A marca DaColheita já está estabelecida junto a toda a cadeia, desde os produtores no campo, o canal de distribuição e o varejo de hortifrútis especializado, inclusive na exportação de frutas premium. Isso nos dá muito potencial para diversificar o atendimento também para a horticultura orgânica e estamos abertos para atender esse mercado, agora também com a opção das bandejas DaColheita Bio”, afirma Nivaldo de Oliveira.

A DaColheita Bio é uma alternativa de maior qualidade às bandejas oferecidas hoje no mercado, em termos de durabilidade, design, ampliação da vida útil das frutas e hortaliças, além de agregar o valor de sustentabilidade. Esses são atributos já reconhecidos também da linha DaColheita em EPS, que proporciona aumento em até 30% do shelf-life dos produtos acondicionados, o que significa dias a mais de exposição nas gôndolas dos estabelecimentos com produtos com qualidade comercial superior, quando comparado com outros tipos de embalagens.

*Isopor é uma marca registrada por terceiros.

Fonte: Logos Conexão e Conteúdo