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Realidade aumentada é aposta de Trident para criar experiências com consumidor

O mundo assiste a uma intensa transformação de comportamento e hábitos de consumo da população que tem obrigado empresas ao redor do globo a se reinventarem. De acordo com estudo da Harvey Nash/KPMG CIO Survey 2019, 44% das organizações pretendem investir na inovação de produtos e serviços para se manter próximas do consumidor. Pensando nisso, Trident acaba de lançar embalagens interativas que destravam filtros exclusivos nas redes sociais, estabelecendo uma ligação pessoal e estratégica com o público.

Em parceria com a More Than Real, F/Nazca Saatchi & Saatchi e o Facebook, a líder absoluta no segmento de gomas no Brasil desenvolveu quinze novas embalagens para seis sabores da linha 5s pela primeira vez na história. Cada pack possui ícones divertidos e expressões de efeito utilizadas no meio digital, além de um QR code que pode ser lido por qualquer aparelho celular. Quando escaneado, o usuário é redirecionado aos Stories do Facebook com acesso a filtros exclusivos e temáticos de acordo com os elementos de cada embalagem. Um deles, inclusive, destrava um jogo de caça-chicletes.

Febre entre os brasileiros, os efeitos dos stories funcionam como uma moldura simplificada e divertida de imagens ou vídeos e exigem tecnologia de ponta para interação com o público. “Um dos filtros, disponível em três variações de mãozinhas, é baseado no recurso de Sistema de Partículas. A cada toque na tela, uma nova cena é apresentada, na qual os objetos se movimentam em sincronia ao posicionamento da cabeça do usuário”, explica Julia Martinussi, assistente de Projetos da F/Nazca Saatchi & Saatchi, agência que assina a ideia dos filtros e linguagem das ilustrações utilizadas na campanha.

Também responsável pelo desenvolvimento dos filtros e jogos, a More Than Real trouxe uma temática moderna e bem-humorada para conversar com o público da marca. “Temos observado um movimento das empresas em querer proporcionar experiências para os consumidores, aproximando-os das marcas por meio de novas tecnologias”, afirma Marcos Trinca, Partner e Head de XR da empresa.

Segundo o executivo, “a realidade aumentada (AR) permite a construção de uma narrativa imersiva em que as pessoas experimentam o mundo físico e o digital simultaneamente, que é um dos caminhos para interação direta do consumidor com elementos virtuais, seja por meio de produtos, personagens, lugares ou até mesmo games, como no projeto de Trident”.

A estratégia faz parte da campanha Masca que Relaxa, que promove o chiclete como um importante aliado para aliviar pequenas tensões do dia a dia. “Percebemos que muitos jovens passaram a utilizar as redes sociais como puro entretenimento, um momento para relaxar, e como Trident sempre teve a intenção de proporcionar o mesmo para o consumidor, resolvemos atrelar as funcionalidades, já que as redes sociais vieram com tudo”, detalha Julia Salgado, Gerente de Marketing de Gomas para Mondelez Brasil.

Ainda de acordo com a Harvey Nash/KPMG CIO Survey 2019, somente neste ano o centro de pesquisas já registrou um aumento de 55% em investimentos em tecnologia nas grandes empresas – o maior nível desde 2010. Seguindo essa tendência, a inovação nas embalagens de Trident é a primeira grande aposta em tecnologia da marca, que pretende promover ações de marketing semelhantes a essa no decorrer dos anos.

Fonte: Loures