Close

Central de Custódia é aprovada para integrar o Pacto Global das Nações Unidas

A Central de Custódia, verificadora independente da logística reversa de embalagens pós-consumo, foi aprovada para integrar no Pacto Global da ONU, iniciativa da Nações Unidas para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

É uma gigante conquista pela qual nos dedicamos nos últimos seis meses, com muitas rodadas de discussão e apresentação de trabalhos, documentos e comprovações. A aprovação da nossa entrada neste seleto rol de empresas se deve, sobretudo, por nossa atuação do desenvolvimento sustentável e nos coloca em posição privilegiada em discutir com o mundo soluções sustentáveis que visam a mitigação das mudanças climáticas”, afirma Fernando Bernardes, fundador da Central de Custódia, que reúne a maior plataforma de verificação independente do Brasil.

A Central de Custódia é a  primeira empresa brasileira que atua com rastreabilidade e verificação de resíduos a integrar o Pacto Global das Nações Unidades. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

A rastreabilidade e a verificação de resíduos, core business da Central de Custódia, colaboram diretamente com o cumprimento dos ODS da ONU. Dentre os objetivos que pautam a Agenda 2030, o objetivo 12 visa a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais, como alcançar o uso eficiente de recursos naturais. Neste objetivo, também estão incluídos o cuidado com resíduos sólidos e a diminuição da emissão de poluentes. Quanto aos resíduos sólidos, este ODS pode ser alcançado através da redução da geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso, tanto no consumo como na produção.

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org.

O Pacto Global da ONU Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1.600 participantes. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br

Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem