A cerveja Às Mulheres voltou ao mercado, em uma quantidade limitada, após ter esgotado em menos de uma semana de seu lançamento, em 8 de março. A bebida, que celebra as mulheres, foi idealizada pelo grupo de afinidades de mulheres da Ball, empresa líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, e tem produção 100% feminina. Desde a levedura até o envase na lata e o design do rótulo, as mulheres de Ball, Masterpiece e Mafia estiveram por trás da receita exclusiva no estilo Saison, assinada pela Cervejeira Ingrid Matos, além de toda a campanha de comunicação e venda nos e-commerces.
Todo o projeto surge para ressignificar a cerveja que não é vista como “coisa de mulher”. Segundo o relatório Consumer Insights da Kantar, a alta de 127% no consumo nacional de cerveja no terceiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020, tem as mulheres como principais contribuintes com o aumento. E elas não estão presentes somente no consumo, mas se fazem presentes na produção – desde o início dos tempos. Segundo descoberta recente da historiadora e sommelière britânica Jane Peyton, a cerveja é uma invenção feminina e, até menos de dois séculos atrás, sua produção era uma tarefa destinada a mulheres, com apreciação e consumo delas.
A Ball vem trabalhando para aumentar a presença e o papel de mulheres na organização na América do Sul e ampliar conscientização sobre a importância do tema. Para ajudar a trazer novos sentidos à bebida culturalmente masculina, a equipe Masterpiece e Mafia foi acionada para a parceria por conta do destaque de mulheres na composição da cervejaria, já que metade da equipe é feminina, e alinhamento das empresas sobre sustentabilidade.
E para a criação da lata que serve de tela para a arte exclusiva e de envase para a receita especial, uma equipe formada por cerca 20 mulheres na Ball cuidou de toda a produção da latinha. Na fábrica de Extrema (MG), técnicas, operadoras, analistas, supervisoras, entre demais funções, foram responsáveis pela embalagem – a mais sustentável do mundo – que carrega o produto. Com isso, ambos os times honram as mulheres levando ao mercado uma cerveja refrescante, dourada e com aroma de frutas amarelas, envasada na embalagem mais amiga do meio ambiente, cuja taxa de reciclagem é de 97,4% no país, e que volta às prateleiras como uma nova lata em até 60 dias.
A edição especial retorna aos mercados com unidades limitadas, e está à venda na loja virtual da Masterpiece e na VADELATA Store, e-commerce da Ball exclusivo para bebidas em lata.
Fonte: Edelman