Close

ExxonMobil faz primeira venda comercial de polímeros circulares certificados

A ExxonMobil concluiu sua primeira venda comercial de polímeros circulares certificados, usando sua tecnologia Exxtend™ para reciclagem de resíduos plásticos. O comprador é a Berry Global, fornecedora líder de embalagens inovadoras e produtos de engenharia, que usará os polímeros circulares para produzir embalagens de alto desempenho para alimentos em uma abordagem de balanço de massa.

 

“Estamos ampliando nossos recursos de reciclagem em todo o mundo para fabricar mais produtos circulares para nossos clientes”, disse Karen McKee, presidente da ExxonMobil Chemical Company. “Nossa tecnologia Exxtend nos ajuda a atender à crescente demanda por polímeros circulares certificados, principalmente em aplicações de contato com alimentos, onde os produtos plásticos oferecem benefícios importantes de sustentabilidade.”

 

A tecnologia ExxtendTM ajuda a expandir a gama de materiais plásticos que a população recicla, mantendo o desempenho dos produtos em vários ciclos de reciclagem. A qualidade do produto e o desempenho dos polímeros circulares certificados são idênticos aos polímeros produzidos a partir de matérias-primas virgens, aumentando a variedade e o número de aplicações dos clientes.

 

“Temos metas ambiciosas de embalagens sustentáveis ​​que incluem atingir 30% de conteúdo circular em nossas embalagens de bens de consumo até 2030”, disse Tarun Manroa, diretor de estratégia da Berry Global. “O avanço da reciclagem  pode ajudar nossos clientes a atingir suas metas de sustentabilidade e acelerar a mudança para uma economia mais circular. A colaboração em toda a cadeia de valor é fundamental para alcançar isso.”

 

A venda inicial de polímeros circulares certificados é baseada em resíduos plásticos processados ​​nas instalações de reciclagem da ExxonMobil em sua planta integrada em Baytown, no Texas, Estados Unidos. A fábrica iniciou suas operações em 2021 e já processou mais de 1814.369 toneladas de resíduos plásticos.

A operação em Baytown estará entre as maiores instalações de reciclagem de resíduos plásticos da América do Norte, com capacidade para reciclar 30.000 toneladas de resíduos plásticos por ano quando sua expansão estiver concluída ainda este ano.

Para ajudar a atender à crescente demanda do mercado por plásticos circulares certificados, a ExxonMobil planeja aumentar sua capacidade anual de reciclagem avançada para 500.000 toneladas até o final de 2026 em vários locais em todo o mundo.

 

A empresa obteve a certificação por meio do processo International Sustainability and Carbon Certification Plus (ISCC PLUS) para várias de suas instalações, incluindo Baytown. O ISCC PLUS é amplamente reconhecido pela indústria como um sistema eficaz para certificar a circularidade de produtos com base em uma tecnologia avançada de reciclagem usando atribuição de balanço de massa de resíduos plásticos.

 

Fonte: Imprensa ExxonMobil