O mercado mundial de embalagens vai crescer nos próximos cinco anos, já que o setor é influenciado pela evolução técnica e de negócios, que está impulsionando a expansão global. O último estudo de mercado da Smithers ‘O Futuro da Embalagem Global para 2024 prevê que o valor global do mercado de embalagens aumentará de US$ 917 bilhões em 2019 para US$ 1,05 trilhão em 2024, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 2,8%. A Ásia é o maior mercado de consumo mundial de embalagens, seguido pela América do Norte e Europa Ocidental.
As principais tendências para o mercado global de embalagens nos próximos cinco anos:
- Haverá um foco contínuo em sustentabilidade, particularmente na Europa Ocidental. O consumo de embalagens plásticas não recicláveis está sob pressão. Isso levará ao aumento da demanda por materiais de embalagem mais facilmente recicláveis e sustentáveis - como papel e cartão, PET reciclado (rPET) e bioplásticos -, além de uma redução no excesso de embalagens secundárias.
- O aumento da renda real na Ásia e em outras regiões em desenvolvimento impulsionará o consumo, incluindo alimentos, produtos de luxo e cosméticos.
- As embalagens flexíveis continuarão a substituir as embalagens tradicionais. Filmes com alta barreira e stand-up pouches retortable desafiam o segmento de embalagens rígidas, como latas e frascos de vidro, para uma ampla variedade de produtos alimentícios.
- A preocupação do consumidor com a saúde e o bem-estar afetará o mercado, com o valor de mercado das embalagens para este segmento crescendo à frente do consumo de produtos farmacêuticos. Isso é atribuído à crescente demanda por conveniência e segurança, incluindo fechamentos à prova de crianças e recursos de evidência de adulteração.
- A demanda do consumidor por conveniência vai aumentar o consumo de refeições prontas para micro-ondas, embalagens mais portáteis, embalagens para consumo em movimento e recursos de conveniência, como tampas de fácil abertura e vedação.
Fonte: Smithers Pira