Os microplásticos de poliestireno expandido (EPS) são amplamente reconhecidos como um contribuinte significativo para a poluição plástica marinha, constituindo mais de 40% dos detritos plásticos nas praias asiáticas. As proibições de embalagens de EPS ganharam um enorme impulso recentemente, especialmente na União Europeia e na região mais ampla do Caribe. A legislação que proíbe o uso de embalagens EPS também foi introduzida em Fiji, nas Filipinas e em regiões dos Estados Unidos, apenas para citar algumas.
Com o desenvolvimento contínuo do Tratado das Nações Unidas sobre Poluição Plástica, governos de mais de 170 nações estão trabalhando para adotar medidas políticas no combate aos impactos ambientais negativos dos plásticos difíceis de reciclar. A introdução de proibições, taxas e aumento de taxas de eliminação de materiais de embalagem EPS continuará a ser uma tendência no futuro próximo, especialmente em regiões sem infraestruturas de reciclagem.
Embalagem de papelão ondulado: uma alternativa sustentável
As soluções de embalagens de papelão ondulado são 100% recicláveis e 100% compostáveis, o que as torna o material de embalagem ideal. Além disso, as soluções de embalagens de papelão ondulado da Mondi incluem um amplo portfólio de caixas de papelão ondulado feitas de fibras recicladas. As embalagens à base de papel apresentam uma taxa de reciclagem de 82,5% na Europa, superando as taxas de reciclagem combinadas de todos os outros materiais de embalagem. O valor de reciclagem das embalagens de papelão ondulado tem enorme potencial em todo o mundo. A fibra de papel pode ser reciclada muitas vezes com boa qualidade, mantendo as fibras em circulação.
Como parceiros para o crescimento sustentável, os especialistas em materiais e design da Mondi estão desenvolvendo soluções de papelão ondulado de alto desempenho para permitir uma mudança em direção a embalagens circulares para produtos da linha branca e equipamentos eletrônicos. As indústrias há muito dependem de material EPS propenso a esfarelar para proteger bens valiosos. Até agora, a substituição de materiais EPS por soluções à base de papel era proibitiva do ponto de vista dos custos, mas a Responsabilidade Estendida do Produtor, prevista na Diretiva da UE sobre Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWD), transformaram os fatores econômicos.
Snug & Strong: reciclável, eficiente e sustentável
Não existe solução mágica quando se trata de produtos da linha branca e embalagens eletrônicas – o EPS pode lascar ou quebrar durante o transporte, resultando em danos e devoluções dispendiosas do produto. Ao projetar soluções de papelão ondulado Snug&Strong, a Mondi reúne uma equipe inteira de especialistas para colaborar com os clientes para entender suas linhas de produção e requisitos de embalagem. Seja desenvolvendo um conceito de embalagem reciclável e multimaterial ou criando um plano para substituir gradualmente os componentes de EPS durante um período prolongado – através da colaboração é possível encontrar soluções sustentáveis e viáveis.
Ao decidirem substituir os materiais EPS nas embalagens, os fabricantes têm uma oportunidade única ao fazerem parceria com a Mondi para criar soluções de embalagens totalmente recicláveis, ao mesmo tempo em que otimizam e automatizam os seus processos de embalagem. As embalagens recicláveis adequadas à finalidade satisfazem as exigências dos consumidores em termos de sustentabilidade e cumprem os futuros requisitos legislativos.
Equilibrando proteção, custo e sustentabilidade
A solução de papelão ondulado Snug&Strong da Mondi pode fazer mais: pode aliviar a complexidade da cadeia de suprimentos, melhorar os processos de embalagem e ajudar as marcas a serem mais ecológicas. A embalagem industrial personalizada, 100% baseada em papel, oferece excelente proteção para produtos da linha branca e equipamentos eletrônicos. Além disso, o Snug&Strong é entregue plano e requer menos espaço do que as embalagens EPS tradicionais, tornando a solução de componentes mais fácil de manusear e menos dispendiosa para armazenar e transportar.
Nem sempre é fácil encontrar um bom equilíbrio entre proteção, custo e sustentabilidade quando se trata de embalagens. A solução de papelão ondulado Snug&Strong da Mondi, no entanto, é uma alternativa econômica e viável ao EPS quando se considera o custo total de propriedade.
Para saber mais, visite www.mondigroup.com/products-and-solutions/replacing-expanded-polystyrene-in-white-goods-packaging/.
Fonte: emg
Furest Pet Brasil adota stand-up pouch para mercado interno e para exportação produzidos pela Camargo Embalagens
A Furest Pet surgiu no Brasil em 2023, mas deu...
VER MAIS