As marcas que são referências entre as fabricantes de produtos plant-based, clean label e com forte posicionamento de sustentabilidade, formam parceria para criação de uma linha de bebidas à base de aveia destinada a pais, mães e tutores que buscam por opções mais nutritivas quando o assunto é alimentação infantil.
A novidade compõe o catálogo de Zooreta – linha de produtos infantis da Mãe Terra que inclui salgadinhos, granolas e biscoitos, criada com o objetivo de produzir alimentos que proporcionem sabor e nutrição à rotina alimentar das crianças.
Indicadas pelos nutricionistas e podendo ser consumidas por diversos públicos, como veganos, vegetarianos e intolerantes à lactose.
O lançamento apresenta-se nos sabores cacau, frutas vermelhas e vitaminas (banana, maçã e mamão), composta apenas à base de aveia sem glúten orgânica, contendo magnésio e proteína, além de ser fonte de fibra e cálcio. Criada a partir da preocupação das duas empresas com uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes desde a infância – momento importante para iniciar a jornada por hábitos alimentares mais saudáveis. No formato de 200ml, sendo uma boa alternativa para compor uma lancheira mais nutritiva em relação às opções indulgentes ricas em açúcar, sódio e gordura disponíveis para a compra.
“Estamos sempre promovendo a evolução de nossos produtos em busca da melhor solução para os consumidores. Sabemos que alimentos gostosos e nutritivos são os principais atributos que influenciam a compra na categoria de alimentos saudáveis. Por isso, a preocupação constante em crescer a linha Zooreta entregando um produto alinhado aos nossos princípios e o desenvolvimento de uma parceria com uma marca com os mesmos valores que Mãe Terra”, afirma Maria Eugênia, head da marca Mãe Terra.
Para Giovanna Meneghel, Nude + Zooreta vêm para quebrar paradigmas estabelecidos, que a fonte de cálcio só vem de origem animal e mostrar que produtos sem açúcar refinado também são gostosos. A CEO ainda completa: “Nova linha kids assim como os outros produtos do portfólio da Nude, estampa a ‘Pegada de Carbono’ em todas as suas embalagens, uma novidade para Mãe Terra, com a primeira linha de produtos a estampar a pegada de carbono – um marco de grande relevância, considerando o impacto da marca no setor industrial.
O lançamento fortalece o movimento #MostraSuaPegada iniciado em 2022 e que tem o objetivo de democratizar as discussões ambientais, fazendo com que os consumidores entendam o impacto climático dos produtos que consomem. O movimento chama as pequenas e grandes indústrias a mostrar o impacto de seus produtos, e convoca também o consumidor a pedir por esta informação no momento da escolha por um produto.
Segundo Mariana Spignardi, diretora de sustentabilidade da Nude, este é apenas o começo de uma extensa jornada de conscientização: “Sabemos que grandes mudanças necessitam de tempo, mas toda grande mudança começa com movimentos que podem parecer pequenos. ‘Mostrar a Pegada’ dos produtos já faz parte do início dessa jornada. É necessário uma nova geração de marcas transparentes com o clima para lidar com o cenário atual, e aqui na Nude, sempre falamos que o nosso maior sonho é o dia em que os consumidores estarão nos supermercados comparando a lista de ingredientes, a tabela nutricional e a pegada de carbono dos seus produtos favoritos. Tão importante quanto entender o impacto do alimento em nosso corpo, é entender o impacto ambiental atrelado à produção desse alimento” conclui Mariana.
A palatabilidade dos produtos foi intensamente pensada e estudada. “A mudança de leite de vaca para leite de aveia só causará o impacto que desejamos se o consumo estiver estabelecido, começar pela infância é o caminho sem volta que desejamos afirma Tally Gross Diretora de Marketing. Ainda sobre a escolha dos sabores, Tally ressalta “O lançamento resgata os sabores que protagonizaram a infância dos pais da nova geração. E que agora encontra-se na busca por alternativas completas que entreguem: nutrição, sabor e sustentabilidade. Este é um produto feito para agradar não só as crianças, como todos aqueles que ainda tem aquele paladar infantil”.
Ambas as marcas são certificadas com Selo Empresa B, ou seja, são organizações que buscam o equilíbrio entre propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente.
O pré-lançamento da linha ocorreu em junho na Naturaltech, maior feira de produtos naturais da América Latina, e seu lançamento para o público final ocorrerá em setembro deste ano, com vendas nas principais redes de varejo do Brasil e nas plataformas digitais.
Dados interessantes:
• “O Brasil saiu de um cenário de desnutrição crônica infantil para um cenário de aumento acelerado do sobrepeso, 5 a cada 9 crianças com excesso de sobrepeso” Source Unicef 2023.
• De acordo com a OMS Apenas 3% dos alimentos destinados às crianças são saudáveis. Pesquisa identificou que poucos produtos voltados ao público infantil trazem benefícios para a saúde; a grande maioria contribui, principalmente, para a obesidade. Os produtos não apresentam fonte de proteínas, minerais ou vitaminas, empobrecendo o valor nutricional deles. Source: Apenas 3% dos alimentos destinados às crianças são saudáveis – Jornal do comércio do ceará (jcce.com.br).
• 69% dos pais atribuem a saudabilidade infantil a produtos orgânicos e zero açúcar. Source Pesquisa realizada pela Saudabe 2023.
• Dado que hábitos de consumo são formados pelo exemplo das atitudes dos pais ou cuidadores, 53% dos pais afirma ser influenciados pela temática da sustentabilidade para escolher produtos para as crianças.
Dados Nude:
• A linha Kids pretende atingir 10% do faturamento total da empresa no primeiro ano de lançamento.
Fonte: Verbo Agência
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