Close

Pack Studios completa 10 anos e reforça o pioneirismo em inovação colaborativa na cadeia de plásticos e embalagens

Como resultado do compromisso com a inovação e a sustentabilidade, a Dow comemora os 10 anos de existência do Pack Studios, uma plataforma global criada para acelerar a implementação de soluções inovadoras para plásticos e embalagens. Lançado em 2012, em Jundiaí (SP), o Pack Studios tem como principal objetivo reunir clientes, fabricantes de equipamentos, donos de marcas, recicladores e acadêmicos em um ambiente integrado e colaborativo para solucionar desafios no desenvolvimento de embalagens sustentáveis e acelerar sua implementação comercial.

Nesses 10 anos, o Pack Studios esteve em constante transformação, acompanhando as demandas do mercado. Hoje, o maior comprometimento é permitir a circularidade das embalagens plásticas. Para isso, é preciso focar em soluções que enderecem os desafios de toda a cadeia de valor, desde o desenho das estruturas de filmes para embalagens até a incorporação de materiais reciclados. Por isso, a plataforma traz um ambiente de cocriação para que as marcas e parceiros possam projetar e testar embalagens tecnicamente recicláveis, o desempenho e qualidade de estruturas com resinas pós-consumo, a otimização de uso de matéria-prima e até o formato das embalagens, sem impactar o seu propósito de proteger e manter a qualidade do produto a ser embalado.

“Essa conexão e colaboração dos especialistas da Dow com uma ampla rede de parceiros da cadeia de valor é o que viabiliza o desenvolvimento de projetos customizados às necessidades de nossos clientes e marcas, agregando valor a todos os elos dessa cadeia. Há 125 anos, a Dow desenvolve produtos e tecnologias inovadoras, e o Pack Studios se baseia nessa ampla experiência com modelos de colaboração e capacidades avançadas para acelerar a inovação em embalagens”, enfatiza Marcelo Cantu, diretor de Serviços Técnicos e Desenvolvimento de Embalagens e Especialidades Plásticas da Dow na América Latina.

 

Estrutura global com foco regional

O Pack Studios possui uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento alinhada aos outros nove centros regionais de inovação da Dow ao redor do mundo, conectados em uma rede global e com equipamentos adaptados às necessidades locais. Em todos os países, os Pack Studios têm a capacidade de atender a requisitos específicos, que podem reduzir significativamente o tempo e o investimento necessários para o lançamento de novas soluções no mercado.

Na América Latina, o Pack Studios conta com uma estrutura de laboratórios que possibilita a caracterização de embalagens e testes físicos e analíticos, incluindo microscopia, análise sensorial, prototipagem, desenvolvimento de design e testes de aplicações, além de uma área de produção com máquinas para fabricação de embalagens em escala industrial, como a extrusora-balão de nove camadas industrial e a máquina de reciclagem.

Para atender à alta demanda por projetos em países que não possuem unidades físicas do Pack Studios, a Dow desenvolveu o Pack Studios Lab Partners, rede de laboratórios parceiros que proporcionam agilidade na realização de testes de embalagens, implantado na Colômbia e no México. Outro diferencial é o Pack Studios Live, rede virtual que conecta sistemas e transmite testes e etapas de processos, em tempo real e para qualquer lugar do mundo, em um ambiente seguro e com alta qualidade de transmissão, racionalizando deslocamentos e viagens e otimizando recursos.

 

A rede de parceiros externos do Pack Studios é composta por fabricantes de equipamentos, convertedores, donos de marcas, designers de embalagens, especialistas em prototipagem, universidades e centros de pesquisa, técnicos e cientistas. Um dos destaques é a Incubapack, projeto desenvolvido para facilitar o lançamento de embalagens termoformadas flexíveis por meio do co-packing. Uma parceria com a Saberpack, empresa brasileira de embalagens, máquinas e co-packer, possibilitou o desenvolvimento de embalagens com a tecnologia Phormanto™, desenvolvida e patenteada pela Dow, para diferentes categorias de produtos alimentícios, como pães, cereais, chocolates, snacks para viagem e alimentos em pó.

 

Como espaço de inovação, o Pack Studios também atua na capacitação dos clientes da Dow em novas tecnologias, promovendo o desenvolvimento e a evolução do setor de embalagens por meio de cursos e treinamentos. O programa de cursos Pack Studios Academy é formado por uma grade de treinamento com foco em tecnologias de polietileno, desenvolvimento de embalagens, marketing e economia circular.

 

“Em um modelo de operação que combina o alcance global da Dow com uma atuação regional, o Pack Studios oferece aos nossos clientes possibilidades de desenvolvimentos com resultados tangíveis e escaláveis para a introdução de um novo produto ou tecnologia que seja adaptável às necessidades e características dos diversos mercados em diferentes regiões e países”, acrescenta Cantu.

Principais casos de sucesso

Um dos primeiros e principais cases de sucesso do Pack Studios foi o lançamento da primeira embalagem stand-up pouch de polietileno (SUP PE). A embalagem flexível produzida com uma estrutura de filme rico em polietileno em substituição ao tradicional filme multimaterial, sem detrimento das suas principais características e com uma importante vantagem adicional: a reciclabilidade. Por meio do desenvolvimento do projeto no Pack Studios, a Dow investiu em estruturas com tecnologias diversificadas para que a embalagem pudesse atender às demandas e características de diversas indústrias, como a alimentícia, de higiene, cuidados pessoais, limpeza, lubrificantes, tintas, entre outras.

O exemplo mais recente é o desenvolvimento da embalagem de stand-up pouch reciclável e com zíper, em parceria com ALICO S.A.S., convertedor de embalagens, para COLANTA. Por meio dessa colaboração, foi possível desenvolver uma embalagem monomaterial produzida com 100% de polietileno, que pode ser reciclado em sua totalidade e que contribui para a redução da geração de resíduos e a pegada de carbono. Para esse caso, o Pack Studios foi peça-chave ao adaptar a solução stand-up pouch às necessidades da marca. O processo de inovação foi conduzido de forma colaborativa com o convertedor e passou pelas etapas de: análise dos requerimentos, como posicionamento em gôndola; resistência mecânica e garantia de validade do produto; definição das melhores resinas para atender a essas necessidades; e etapa de teste e avaliação final. Tudo isso sem comprometer a linha de produção da marca e do cliente.

 

O Pack Studios também teve uma significativa participação no processo de desenvolvimento da solução Monopack, da Incoplast, empresa do Grupo Copobrás. Trata-se de uma importante novidade para o mercado de alimentos premium para pets, criada para substituir as embalagens convencionais com poliamida, material de difícil reciclagem. Além de estarem alinhadas a um consumo mais consciente, as embalagens com a solução Monopack atendem aos exigentes padrões de qualidade do setor e são desenhadas para a reciclabilidade por se encaixarem na cadeia de reciclagem de polietileno. No Pack Studios, foi possível testar e encontrar a melhor fórmula para chegar a uma solução final de acordo com os requerimentos do cliente, além do suporte do Pack Studios Partners, para suportar o processo de patenteamento da solução.

“Os casos comerciais que foram desenvolvidos ou apoiados pelo Pack Studios reforçam a importância de termos esse ambiente colaborativo com foco em facilitar o processo de inovação e que estamos no caminho certo para o fechamento do ciclo das embalagens. Para o próximo ano, visamos ampliar ainda mais nossa rede de parceria e colaboração, trazendo universidades, start-ups/scale-ups e centros de pesquisas para serem parte ativa no processo de desenvolvimento de inovação com foco em atingir a circularidade do plástico”, finaliza Cantu.

 

Fonte: Agência Oribá