O mercado de embalagens reutilizáveis e recarregáveis deve experimentar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 4,5% até 2029, de acordo com um novo estudo da Smithers sobre O Futuro das Embalagens Reutilizáveis e Recarregáveis até 2029. O autor do relatório, David Platt, discute as perspectivas para a indústria e os desafios e oportunidades que o mercado enfrentará nos próximos cinco anos.
Quais são as principais ameaças que a indústria precisa estar atenta no futuro?
Principalmente, a falta de visão, metas e direção do governo para os sistemas de reutilização. A abordagem linear atual das políticas, com um forte foco na política e investimento em reciclagem, é um grande desafio. A legislação deve ser mais focada em inclinar as escalas econômicas a favor dos sistemas de reutilização, incorporando os custos totais das embalagens de uso único, incluindo resíduos e aspectos ambientais. Um quadro político claro e consistente para sistemas de reutilização e o estabelecimento de padrões para esses sistemas seriam desejáveis.
Outra ameaça para a indústria é a baixa aceitação do consumidor; os consumidores falham em responder em números suficientes às iniciativas de embalagens reutilizáveis e recarregáveis, porque é considerado muito caro, inconveniente ou é um grande incômodo em comparação com seus hábitos de compras usuais. Os consumidores têm dificuldade em responder suficientemente aos incentivos econômicos e as embalagens reutilizáveis não são devolvidas em volumes suficientes para que os sistemas de embalagens reutilizáveis sejam economicamente viáveis.
Como a indústria de embalagens reutilizáveis e recarregáveis está se adaptando às demandas das pressões mais amplas da indústria?
A indústria de embalagens reutilizáveis e recarregáveis está se desenvolvendo de forma lenta e fragmentada até o momento. Os mercados consumidores e industriais maduros estão bem estabelecidos e não devem crescer a uma taxa muito maior do que as vendas totais de embalagens.
O segmento em desenvolvimento do mercado é composto por uma multiplicidade de pequenas empresas iniciantes e testes individuais de embalagens reutilizáveis e recarregáveis em grandes cadeias de varejo ao redor do mundo. O desenvolvimento de sistemas de reutilização requer infraestrutura logística significativa, que possivelmente está além do escopo de negócios individuais, mas que poderia ser desenvolvida por meio de colaboração, potencialmente liderada por empresas de logística.
Até o momento, muitos sistemas de reutilização agem independentemente uns dos outros e há falta de colaboração ao longo da cadeia de valor e entre cadeias de valor. Embora os sistemas de reutilização possam ser uma oportunidade de negócio significativa, há necessidade de colaboração, parceria e pooling. Isso requer financiamento e padronização, pois alguns sistemas de reutilização exigem investimento significativo em infraestrutura, e o custo dessas mudanças pode ser uma barreira.
Seria mais conveniente e menos confuso para os usuários se houvesse colaboração entre várias marcas, locais e plataformas. Também seria mais fácil mudar os comportamentos do consumidor se existisse uma abordagem consistente para a reutilização em toda a indústria de alimentos e bebidas, e a escalabilidade dessa forma ajudaria a normalizar o comportamento de reutilização. Outros benefícios potenciais de uma maior colaboração incluem uma maior disponibilidade de pontos de devolução e custos reduzidos se as marcas compartilhassem redes de logística reversa.
Qual é o impacto da sustentabilidade na indústria de embalagens reutilizáveis e recarregáveis?
As preocupações ambientais e a sustentabilidade são impulsionadoras importantes para as embalagens reutilizáveis e recarregáveis. Embalagens reutilizáveis e recarregáveis são apenas uma maneira de tornar as embalagens mais amigáveis ao meio ambiente e sustentáveis e, portanto, contribuir para o objetivo de uma economia mais circular.
A demanda do consumidor por embalagens mais sustentáveis tem uma influência significativa sobre os negócios e é fundamental para a substituição de sistemas de embalagens de uso único por sistemas de reutilização. No entanto, os custos adicionais dos sistemas reutilizáveis e recarregáveis são uma barreira significativa para os consumidores. A conveniência para os consumidores também é considerada um dos habilitadores mais importantes dos sistemas de reutilização. Além disso, os consumidores são ocupados e, muitas vezes, relutam em aceitar mudanças, então os sistemas de reutilização devem se integrar perfeitamente aos seus hábitos de compras.
Quais são as oportunidades para a indústria de embalagens reutilizáveis e recarregáveis nos próximos cinco anos?
O apoio dos consumidores às embalagens sustentáveis é forte, e a preocupação dos consumidores com embalagens plásticas de uso único está crescendo. Os governos nacionais da UE estabeleceram ou estão em processo de implementação de sistemas de depósito-retorno (SDR). Os SDRs são um facilitador útil para as embalagens reutilizáveis e recarregáveis, desde que os sistemas incluam disposições específicas para essas embalagens. Infelizmente, muitos não o fazem, concentrando-se em vez disso na reciclagem de embalagens plásticas pós-consumo.
A tecnologia tem muitos benefícios potenciais para os sistemas de reutilização, incentivando devoluções, visualizando o uso e impacto de um cliente, simplificando o processo de pagamentos, reembolsos de depósitos e ganho de recompensas, e fornecendo informações confiáveis para empresas sobre níveis de estoque e taxas de devolução. O rastreamento das embalagens reutilizáveis são muito importantes, pois os dados e as atividades dos consumidores são vitais para a implementação bem-sucedida de sistemas de embalagens reutilizáveis. Os métodos de rastreamento mais comumente usados são códigos QR e etiquetas RFID.
Fonte: Smithers
Apdesign lança 7º Prêmio Nacional Bornancini de Design 2018
A Apdesign abriu inscrições nesta semana para trabalhos à concorrência...
VER MAIS