Da Serra gaúcha para as gôndolas dos supermercados

Evandro e sua esposa trabalhavam com o que a terra lhes oferecia e viviam do cultivo de maçã e morango, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Mas a família tinha a necessidade de aumentar a fonte de renda e resolveram aproveitar os frutos que não serviam para o comércio in natura. Foi assim que surgiu a ideia de processar as frutas e produzir doces e geleias. Estava nascendo, há 15 anos, a Forno Velho, especializada na produção e comercialização de doces e geleias de maçã e morango com base em receitas de família, repassadas através das muitas gerações.

Com o tempo, outras frutas começaram a ser cultivadas e as receitas foram aprimoradas, sem perder a essência colonial. A entrada da Forno Velho no Clube dos Produtores do Walmart Brasil, fez com que a empresa ampliasse seu cardápio, produzindo 17 sabores de doces e geleias com pedaços de frutas.  Lançado em 2002, o Clube dos Produtores proporciona a pequenos e médios agricultores familiares o acesso ao grande varejo. Desde sua criação, o programa já beneficiou 9.221 famílias, sendo que 468 iniciaram a parceria em 2014. Como forma de contribuir com o desenvolvimento desses agricultores, a empresa oferece benefícios como prioridade no descarregamento dos produtos, prazo de pagamento diferenciado e não exigência de exclusividade.

Conforme o diretor e fundador da Forno Velho, Evandro Andreazza “fomos pioneiros no Clube dos Produtores, e isso impulsionou nosso crescimento e facilitou o relacionamento com uma grande rede que no início parecia inviável”. Em 2016, a empresa teve um crescimento nas vendas perto dos 15%. Desses, 10% se deve à participação no Clube. Atualmente, a Forno Velho conta com 18 funcionários e a família de Andreazza é quem administra o negócio.

São fornecidos doces e geleias para os três estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e a meta de trabalho é chegar a São Paulo. “Estamos ampliando o mercado e nos estruturando para crescermos ainda mais”, destacou. Para 2017, a Forno Velho espera lançar entre quatro a cinco novas variações de produtos, dentro de sua linha de doces e geleias.

Saiba mais sobre o Clube dos Produtores.

Fonte: Walmart