Close

PakMarkas, da Lituânia, fortalece seu posicionamento no mercado com as soluções DuPont™ Cyrel® FAST 2000 TD e Cyrel® EASY FAST EFX

PakMarkas, da Lituânia, fortalece seu posicionamento no mercado com as soluções
DuPont™ Cyrel® FAST 2000 TD e Cyrel® EASY FAST EFX
A lituana PakMarkas foi criada em 1994 por um grupo de recém formados que percebeu a oportunidade dada pelo governo ao obrigar, na época, que todos os alimentos do país fossem embalados. Eles iniciaram as atividades comercializando materiais, máquinas para embalagem e rótulos autoadesivos. O primeiro grande sucesso da empresa foi um filme de PVC para alimentos que, rapidamente, substituiu as bolsas de PEAD (polietileno de alta densidade), única alternativa até então. Na sequência, vieram outros produtos de sucesso como os filmes encolhíveis (shrink) e seus respectivos equipamentos de aplicação.

Hoje a PakMarkas conta com 191 colaboradores e figura entre as principais impressoras de rótulos e etiquetas da Lituânia. Alguns pontos que contribuíram para tal sucesso:
• um excelente processo de produção de rótulos e embalagens;
• implantação de modernas tecnologias de impressão;
• um time qualificado de profissionais comprometidos com a precisão e velocidade dos serviços;
• uma produção amiga do meio ambiente e de altíssima qualidade.

Sempre há novos desafios

Um dos mais recentes desafios da empresa é: “Como atender aos requisitos complexos de impressão dos clientes que têm décadas de experiência?” Atualmente, a PakMarkas atende a mais de 1.000 clientes na Europa e na Comunidade dos Estados Independentes (CIS). Os negócios externos respondem por mais de 30% dos produtos e serviços da empresa e os principais mercados para exportação são Polônia, Alemanha, países escandinavos, Ucrânia e Belarus.

“Levando em consideração as crescentes demandas de nossos clientes, constantemente investimos em tecnologias de ponta para garantir alta qualidade de impressão”, explica Virginijus Gumbaragis, Diretor da PakMarkas. “Percebemos mudanças não apenas nas tendências de consumo global, mas também na aparência e composição das embalagens. Nossos clientes constantemente nos perguntam sobre as tecnologias utilizadas, testam nossos processos de impressão e querem saber como podemos reproduzir as cores usadas em suas artes. Os clientes estão prestando mais atenção aos detalhes da produção, como os processos de checagem da qualidade final do produto e os potenciais desvios de produção”, completa Gumbaragis.

Em busca de soluções

Definitivamente a PakMarkas mantém seu compromisso com a melhoria contínua e atendimento aos consumidores com tecnologias inovadoras. E para manter-se alinhada às necessidades dos clientes e garantir alta qualidade de impressão, a empresa começou a trabalhar com a DuPont há mais de 15 anos.
“Em 2003, fomos a primeira empresa do Báltico a instalar o processador DuPont™ Cyrel® FAST”, conta Virginijus Gumbaragis. “Temos uma longa história com a DuPont. A durabilidade do equipamento e os serviços atenderam totalmente às nossas expectativas. Como resultado deste relacionamento, recentemente adquirimos um processador de chapas Cyrel® FAST 2000 TD para nossa linha de produção.”

A ParkMarkas usa as tecnologias de EB (Feixe de Elétrons) e UV (Ultra-Violeta) na produção. Assim, o primeiro passo foi determinar se as chapas da DuPont eram compatíveis com as tintas. Os testes iniciais indicaram a nova chapa Cyrel® EASY FAST EFX. O processamento térmico da chapa permite criar pontos planos e garante maior qualidade em meio tons, lineatura e sólidos. Cyrel® EASY FAST EFX tem uma superfície suave que é ideal para a geração de micro retículas em áreas de sólidos, que garantem a transferência de tintas sólidas de alta densidade e ganho de pontos baixos.

“Obtivemos excelentes resultados de impressão: o fotopolímero retém a tinta e a transfere com eficiência, garantindo cores bem aplicadas ao material”, relata Tomas Deksnys, Técnico da PakMarkas. E completa: “Com o sistema de processamento térmico DuPont™ Cyrel® FAST e a nova tecnologia de chapa Cyrel® EASY FAST estamos bem preparados para atender às demandas atuais e futuras dos clientes.”

Principais características da chapa Cyrel® EASY FAST
• as chapas garantem alta transferência de tinta e saturação de cor, independente do fluxo de trabalho empregado;
• o processo de produção da chapa é simples, rápido e consistente;
• não é necessário investir em uma unidade de exposição com nitrogênio, tecnologia LED ou equipamento de laminação para conseguir pontos com topo plano.
A combinação do processador térmico Cyrel® FAST 2000 TD com a chapa Cyrel® EASY FAST EFX garante um grande diferencial. A velocidade é a principal vantagem do Cyrel® FAST já que o processamento da chapa é 1,5 vez mais rápida que a dos dispositivos à base de solventes. Além disso, foi determinante para escolher o equipamento o fato de não se usar produtos químicos.

Fonte: LDB Comunicação