Close

Selos verdes podem aumentar a venda de produtos

Levantamento realizado pela eureciclo, baseado em estudos da consultoria McKinsey & Company, revelou que a utilização de selos que reforçam o compromisso com sustentabilidade e impacto ambiental nos rótulos de embalagens tem potencial para aumentar cerca de 10% no volume de vendas dos produtos. O diagnóstico revela como o selo verde agrega valor à toda cadeia de produção e comprova que o engajamento em ações sustentáveis pode ser revertido em ganhos econômicos palpáveis.
Um exemplo presente no dia a dia dos brasileiros é o selo eureciclo , que comprovadamente é reconhecido por mais de 52% dos consumidores, de acordo com levantamento do Instituto Quantas. A empresa atua, desde 2016, oferecendo soluções que geram impacto socioambiental, estruturam a cadeia de reciclagem e incrementam renda às organizações de catadores e centrais de triagem parceiras, possibilitando investimentos em melhorias operacionais, capacitação de pessoas, levando ao aumento da remuneração dos trabalhadores do setor.
“Os depoimentos de marcas que usam o selo somados ao comportamento do consumidor, que independente de representar geração X ou Z, tem um perfil cada vez mais exigente, mostram como a comunicação nas embalagens é poderosa para reforçar o compromisso e impacto e ao usar selos confiáveis reflete na decisão de compra,” afirma Camila Vidal, gerente de Marketing da eureciclo.
Como resultado, a solução da eureciclo já permitiu que mais de 1 milhão de toneladas de embalagens deixassem de chegar aos aterros e lixões de todo o país e além disso, mais de R$ 65 milhões foram injetados em organizações de catadores e operadores privados, gerando benefícios para o meio ambiente e trabalhadores da reciclagem.
Relevância dos selos verdes: valor agregado às marcas
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Quantas revelou que o selo eureciclo lidera como o selo mais conhecido no Brasil quando se trata de iniciativas de reciclagem. Os resultados da pesquisa demonstram que o selo eureciclo foi reconhecido por mais da metade dos entrevistados e que também influencia positivamente o comportamento dos consumidores e agrega valor às marcas que os utilizam em seus rótulos. Entre os oito selos pesquisados relacionados à reciclagem no Brasil, o selo eureciclo se destaca como o mais reconhecido e o que já impactou mais consumidores do que a média de outros selos na mesma categoria.
Alguns destaques:
52% dos entrevistados conheciam o selo eureciclo
63% dos participantes indicaram que preferem marcas que possuam selos ou certificações de compromisso.
77% dos entrevistados consideram que os selos que demonstram o compromisso das marcas com o meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem são de grande importância
O levantamento ainda identificou que:
88% dos consumidores respeitariam mais a marca que utiliza o selo;
88% dos consumidores considerariam a marca em suas compras;
83% dos consumidores passariam a comprar produtos da marca;
85% dos consumidores recomendariam a marca a amigos e parentes.

Fonte: In Press Porter Novelli