Gestão responsável e foco em aprimorar a experiência do cliente estão entre os fatores que permitiram à Unipac – considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do Brasil – registrar crescimento no primeiro semestre de 2022. Quando comparadas ao mesmo período de 2021, as vendas da empresa aumentaram 28%.
O crescimento mais expressivo ocorreu no segmento Embalagem da Unipac, mas as áreas Automotiva e de Logística da Unipac também tiveram aumento das vendas no primeiro semestre de 2022.
Favorável desde 2021
Os incrementos alcançados nas vendas ocorrem desde 2021 e são frutos de um conjunto de fatores. “Investimos na melhoria dos processos e na aproximação com os demais elos da cadeia de suprimentos, para reforço dos estoques internos e dos fornecedores de materiais estratégicos. Assim, evitamos paradas de produção, mesmo nos momentos mais difíceis da crise sanitária, mantendo a alta performance de entrega. Com a excelência em serviços e aumento da frequência de comunicação com os clientes para minimizar as oscilações na demanda garantimos a pontualidade na entrega dos pedidos e a satisfação dos nossos clientes”, afirma Mauro Fernandes, Diretor Comercial da Unipac.
O bom andamento de setores de forte atuação da empresa, como agronegócio, na qual é líder de mercado em embalagens rígidas para defensivos agrícolas, e de veículos pesados, para o qual fornece tanques de combustível e outros produtos destinados às principais montadoras e ao segmento de reposição, também favoreceram os índices de vendas.
Para sustentar o bom momento, são necessários investimentos que, em 2022, se destinaram à aquisição de novos equipamentos de sopro e tecnologias inovadoras, a exemplo das embalagens com a tecnologia plasma (uma aplicação inédita no envase de defensivos agrícolas), ao desenvolvimento de novos modelos de tanques integrados para caminhões e ônibus (unificando o tanque de diesel e de ureia em um único conjunto de fixação) e à capacitação e comprometimento de seus colaboradores. “Nossos profissionais estão atualizados sobre as mais recentes tecnologias e tendências e, em muitos casos, atuam em conjunto com nossos clientes, fornecedores e centros de pesquisa, para o desenvolvimento de produtos sob medida, o que eleva a eficiência de todo o processo”, explica Fernandes.
Expectativa de sucesso
A renovação de contratos estratégicos, a conquista de novos clientes e o lançamento de produtos e serviços vêm garantindo a melhoria dos negócios no segmento de Embalagens.
Já a ampliação do portfólio de produtos voltados às montadoras e às atividades de transporte também deverão incrementar as vendas dos segmentos Automotivo e de Logística da Unipac, com maior oferta de serviços. “Algumas novidades da empresa para movimentação e armazenagem de materiais serão apresentadas durante a Movimat (7 a 11 de novembro, em SP/SP), evento que reúne toda a cadeia intralogística e supply chain da América Latina”, comenta Fernandes. Segundo o executivo, a Unipac tem boas expectativas, ainda, no segmento de flutuadores para usinas solares, que se mostra bastante promissor, dado o desenvolvimento de projetos e novos produtos.
Preservação ambiental como estratégia
A sustentabilidade, aliás, segue como princípio no desenvolvimento de produtos destinados aos diversos mercados. O uso de resinas recicladas pós-consumo (PCR), a introdução de novas resinas, como o polietileno (PE) verde para a fabricação de produtos mais sustentáveis e inovadores, que favorecem a economia circular, além da implementação de tecnologias digitais nos produtos e serviços, como rastreamento e telemetria, são algumas iniciativas previstas para esta área.
Fonte: Via Pública Comunicação