Close

Anuga 2023 supera todas as expectativas e sublinha a sua posição como a feira global número um de alimentos e bebidas

A Anuga, a maior e mais importante feira mundial de alimentos e bebidas, é líder indiscutível e demonstrou ao longo de cinco dias que é o local ideal para a indústria. 140 mil visitantes de 200 países, e com 7.900 expositores de 118 países, a principal feira global superou todas as expectativas. A porcentagem de expositores estrangeiros foi de 94% e com 80% houve uma porcentagem recorde de visitantes estrangeiros. Isto torna a Anuga mais internacional do que nunca e confirma o seu sucesso contínuo como a feira mundial número um de alimentos. “Ao longo das décadas, a Anuga estabeleceu-se como o evento número um indiscutível. E a edição atual é uma prova da nossa qualidade e relevância num setor em rápido desenvolvimento. Estamos orgulhosos de unir e fortalecer a comunidade global de alimentos e bebidas sob a bandeira de Anuga”, enfatizou Gerald Böse, presidente e CEO da Koelnmesse GmbH.
Sob o tema principal “Crescimento Sustentável”, a Anuga 2023 focou principalmente nos temas sustentabilidade e uso responsável de recursos. Desde a otimização das cadeias de abastecimento até à produção alimentar justa, especialistas de todo o mundo apresentaram uma variedade impressionante de abordagens. Isto enfatizou o claro compromisso da indústria com o desenvolvimento sustentável e a prontidão para enfrentar os desafios globais.
“Como a maior feira mundial de alimentos e bebidas, a Anuga 2023 estabeleceu um sinal importante para o futuro do setor. Como tal, ela promove o diálogo e a colaboração entre empresas, organizações, a indústria, a ciência e a política para em conjunto moldar um futuro sustentável e habitável”, acrescentou Gerald Böse.
Björn Fromm, presidente da Associação Alemã do Comércio Varejista de Alimentos (BVLH), acrescentou: “A Anuga se recuperou de forma impressionante e provou que é, com razão, a principal feira comercial global para a indústria alimentícia. Qualquer pessoa que siga atentamente o diversificado programa de apoio e examina as diversas inovações, percebe que a feira também define as tendências do tema. “Crescimento Sustentável”, tema central da Anuga 2023, ficou praticamente tangível em todos os salões. Na qualidade de presidente da BVLH, estou muito satisfeito, como co-organizadores, para desenvolver ainda mais a Anuga e, desta forma, contribuir para expandir ainda mais o seu papel de liderança entre as feiras de alimentos do mundo.”
Com um programa diversificado de eventos e congressos e a Conferência Anuga Horizon, este ano, a feira estabeleceu mais impulsos para a indústria alimentar de amanhã mais do que nunca. Foram realizados painéis de especialistas que abordaram as questões mais importantes da indústria, bem como eventos paralelos de organizações como EIT Food e UNIDO, que ofereceram perspectivas e soluções adicionais. Além disso, como fornecedora de conhecimento e know-how, a Anuga apresentou tendências novas e contínuas.
Alta qualidade dos visitantes
Os expositores elogiaram particularmente a alta qualidade dos visitantes profissionais. Quem é quem do setor de comércio e serviços de alimentação participou da principal feira global de alimentos em Colônia. Estiveram representados todos os players relevantes dos mais importantes varejistas: Amazon, Aeon Co, Aldi, Auchan, Carrefour, Coop, Cosco Wholesale, Colruyt Group, Lidl & Kaufland, Metro, Mercadona, Migros, Rewe, Spar e Walmart. Os maiores números de visitantes de países europeus foram da Grã-Bretanha, Itália, Holanda, Espanha e Turquia. Além da Europa, as nações mais bem representadas incluíam Brasil, China, Japão, Coreia e EUA.
Moldando o futuro com Anuga HORIZON
Anuga HORIZON foi realizada como uma conferência pela primeira vez este ano. Especialistas internacionais da indústria, pioneiros e tomadores de decisão se reuniram para trocar conhecimentos e experiências. No decorrer de palestras inspiradoras e painéis de discussão, foram abordadas as últimas tendências, desafios e soluções do setor.
Ethan Brown, CEO da Beyond Meat, declarou positivamente sobre a Anuga HORIZON: “Foi ótimo estar diante de um público tão progressista na Conferência Anuga HORIZON e participar de um intercâmbio direto com consumidores alemães e europeus. Eles desempenham um papel pioneiro. na transição para alternativas à base de carne vegetal e uma dieta vegetariana, que é de importância decisiva para o nosso planeta.”
“O Anuga HORIZON provou ser uma excelente plataforma para um discurso aprofundado, muito além de conversa fiada superficial. Uma série de perspectivas foi apontada e, apoiada por uma impressionante diversidade e alcance global. Este evento foi vibrante com energia positiva e o incentivo conjunto para inovação”, comentou Richie Gray, vice-presidente e chefe global de futuros de lanches da Mondeléz International.
Campanha “weareAnuga” fortalece comunidade de feiras
Em uma era em que o mundo alimentar se torna cada vez mais global e a sustentabilidade e a alimentação saudável cada vez mais importantes, a Anuga promove o intercâmbio entre pessoas de diferentes culturas, indústrias e áreas de interesse – não só em Colonia – mas também nos eventos satélite realizados em todo o mundo . Esta solidariedade também se refletiu na campanha “#weareAnuga”, lançada na edição de 2023. A principal feira global de alimentos se tornou viral nas redes sociais e alcançou 2,5 milhões de acessos durante toda a duração da feira.
A próxima Anuga acontecerá de 4 a 8 de outubro de 2025.

Declarações adicionais
Christian von Boetticher, presidente da Federação das Indústrias Alemães de Alimentos (BVE): “Estamos muito satisfeitos com o resultado fantástico da Anuga 2023 e com mais expositores do que nunca, muitos dos quais vieram da Alemanha. O elevado número de concessionários presentes originou muitos contatos e transações comerciais”.
Ingrid Hartges, diretora-executiva da DEHOGA: “Solidariedade, coragem e poder inovador através de degustação e experimentação dos produtos pessoalmente são essenciais para a Anuga. Em tempos de mudanças dinâmicas, a Anuga 2023 endereçou coragem e confiança. Nos salões de exposição de Colônia, profissionais de alimentos de estabelecimentos gastronômicos individuais, serviços de alimentação e empresas de catering mais uma vez se beneficiaram da combinação perfeita entre novos produtos, tendências internacionais e congressos e eventos únicos. Como patrocinador da Anuga, há uma década, tivemos o prazer de cumprimentar pessoalmente tantos membros, parceiros, companheiros e amigos da indústria em nosso DEHOGA Lounge e interagir com eles – isso é mais importante do que nunca hoje.”
Fonte: Imprensa Anuga